27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Ceia medieval em destaque na sétima edição da Feira Afonsina

Catarina Castro Abreu
Cultura \ quinta-feira, junho 22, 2017
© Direitos reservados
Começa hoje, quinta-feira 22, a viagem ao passado mediaval, em Guimarães. Entre os dias 22 e 25 de junho tem lugar no centro histórico de Guimarães a Feira Afonsina, que este ano tem como destaque a realização de uma ceia medieval. A edição deste ano será dedicada ao Batismo de D. Afonso Henriques.

A edição da Feira Afonsina deste ano ganhará novos espaço na cidade. Um desses espaços será o Largo de Donães, que será o espaço onde estão previstas várias apresentações teatrais, com a recriação histórica do quotidiano medieval. Serão quatro dias em que o centro histórico de Guimarães voltará a viver num tempo antigo. O tema central da edição de 2017 - sétima edição, será o episódio do Batismo de D. Afonso Henriques.

José Bastos, vereador da Cultura, destacou a ceia medieval. O evento vai decorrer no Paço dos Duques de Bragança e a Câmara definiu as condições - a forma como a comida é servida e confecionada - para que entidades privadas concorram à organização da ceia, não requerendo um investimento direto autárquico. Para aceder ao evento, os interessados terão que se escrever e pagar um montante ainda não definido por pessoa.

O responsável sublinha que esta atividade “tem se afirmado ao longo dos últimos anos de forma muito relevante”. “Guimarães tem essa responsabilidade e obrigação: quando faz, fazer bem, principalmente quando se trata de retratar o tempo medieval”, diz José Bastos, revelando que a temática deste ano está centrada no batismo de D. Afonso Henriques.

“Acreditamos que poderemos apresentar um programa rigoroso e rico na recriação histórica, capaz de atrair a Guimarães umas muito largas dezenas de milhares de pessoas durante este período, em que também se comemora a batalha de São Mamede”, aponta. A Feira Afonsina vai tomar conta de toda a zona intramuros da cidade medieval, sendo que o largo de Donães é a novidade deste ano. “Há a preocupação de, para além das praças que são ocupadas, criar uma dinâmica para que todas as ruas e vielas sejam ocupadas”, sintetiza o responsável.

O programa oficial completo da Feira Afonsina de 2017 poderá ser consultado e descarregado através deste link.