16 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

CDU quer saber se classificação da Muralha como Monumento Nacional avança

Redação
Política \ quinta-feira, outubro 20, 2022
© Direitos reservados
Partido alertou em 2016 para "um vazio" e quer saber se o município deu andamento à proposta que visava classificar a então estrutura defensiva da cidade.

O grupo municipal da CDU quer saber se o processo de classificação da Muralha como Monumento Nacional já foi iniciado e questiona o município para saber "que iniciativas tomou o executivo municipal para dar cumprimento à proposta da CDU" de 2016.

Nesse ano, a CDU fez aprovar na Câmara Municipal uma proposta que visava preencher "um vazio que coloca a muralha de Guimarães numa situação insólita", diz, em nota, a coligação que junta comunistas e ecologistas. E explica: "Não sendo classificada como Monumento Nacional, foi objeto de uma portaria que lhe delimita uma Zona Especial de Proteção própria, sustentada, erradamente, na suposta classificação de 1910".

"A classificação justificava-se por este se tratar, por si só, de um monumento singular, com inestimável valor cultural e uma inegável dimensão simbólica, para a cidade e para Portugal", refere a nota. Nela, lembra-se que o espaço está já protegido por vários instrumentos: para além da ZEP fixada em 1958, a inclusão da cerca de muralhas na ZEP do Núcleo Urbano da Cidade de Guimarães e na Zona Especial de Proteção Conjunta do Castelo de Guimarães, da Igreja de São Miguel e do Paço dos Duques de Bragança.