27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

CC Taipas: Luís Soares submete voto de saudação na assembleia da república

Redação
Desporto \ quinta-feira, novembro 23, 2023
© Direitos reservados
No dia em que se celebra o centenário do CC Taipas, dá entrada na assembleia da república um voto de saudação ao clube.

O deputado Luís Soares, presidente da Junta de Freguesia de Caldelas, submete esta quinta-feira – dia em que o CC Taipas completa 100 anos de história – um voto de saudação na assembleia da república de forma a assinalar o centenário do clube taipense.

Na missiva, o deputado eleito pelo Partido Socialista destaca que o CC Taipas “representa uma Vila e toda a região Norte do Concelho de Guimarães”, sendo que “na atualidade o clube proporciona a prática desportiva a centenas de crianças e jovens nos seus escalões de formação, ajudando-os a crescer como atletas e como homens”.

Este voto de saudação dá entrada esta quinta-feira na assembleia da república, mas não será votado, uma vez que decorre a votação do Orçamento de Estado, sendo que apenas no final do mês esta proposta será votada, ainda que simbolicamente seja hoje submetida.

Veja o voto de saudação na íntegra.

Voto de Saudação pelo Centenário do Clube Caçadores das Taipas

A 19 de novembro de 1923, no Edifício Termal das Taipas nasceu o Clube Caçadores das Taipas. Foi o terceiro clube do Distrito de Braga, logo após a criação do Sporting Clube de Braga e do Vitória Sport Club. Em Guimarães foi o segundo clube mais antigo do Concelho, o que expressa bem a importância da Vila de Caldas das Taipas no Concelho de Guimarães e no Distrito de Braga.

Este clube vai muito além do seu palmarés desportivo, do qual consta o título nacional da 3ª divisão em 2000-2001, várias presenças nos campeonatos nacionais da 2ª divisão, 3 conquistas da Taça da Associação de Futebol de Braga, bem como, diversos títulos distritais seniores e nos seus escalões de formação, perto de três dezenas de participações na Taça de Portugal, com chegada, por duas vezes, aos oitavos de final da prova e participações em campeonatos nacionais.

O clube Caçadores das Taipas representa uma Vila e toda a região Norte do Concelho de Guimarães que sempre se uniu em torno da sua modalidade mais representativa, o futebol.

Todavia, numa primeira fase, a atividade concentrou-se nas provas de tiro e caça, tendo participado e obtido títulos nacionais nessas modalidades, tendo iniciado a prática de futebol apenas de forma não oficial, primeiro em encontros amigáveis contra outras equipas da região e em 1926 oficialmente em provas da Associação de Futebol de Braga, mantendo a sua atividade ininterrupta ao serviço do desporto desde então de que é sócio honorário, por reconhecimento atribuído no ano de 1997.

Na atualidade o clube proporciona a prática desportiva a centenas de crianças e jovens nos seus escalões de formação, ajudando-os a crescer como atletas e como homens.

A coletividade desportiva Taipense, viu ser-lhe declarado o Estatuto de Utilidade Pública por publicação em Diário da República N.º 292, II Série 16/12/1993 e por deliberação de 21 de maio de 1998, foi distinguida pelo Município de Guimarães com a Medalha de Mérito Desportivo em Ouro. Também em junho de 2017 foi reconhecida pela Freguesia de Caldelas, com a Medalha de Mérito Desportivo pelo contributo na promoção, divulgação e desenvolvimento do desporto naquela freguesia.

Assim, reunida em Sessão Plenária, a Assembleia da República saúda o Clube Caçadores das Taipas, a Vila das Taipas e os Taipenses pelo seu centenário e pelo excecional contributo para o desenvolvimento do desporto, da Vila das Taipas, do concelho de Guimarães e do país.

O Deputado do Grupo Parlamentar do Partido Socialista

Luís Soares