27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

CC Taipas distinguido na Gala do Desporto de Guimarães

Redação
Desporto \ quinta-feira, junho 29, 2023
© Direitos reservados
Às portas do 100.º aniversário, clube verde e branco vai receber o Grande Prémio do Júri no evento marcado para as 21h00 de sábado, no Pavilhão Multiusos.

Segundo clube desportivo mais antigo do concelho de Guimarães e terceiro da Associação de Futebol de Braga, o Clube Caçadores das Taipas vai ser distinguido pela Gala do Desporto de Guimarães, no próximo sábado.

Fundado a 23 de novembro de 1923, por impulso do médico e político Alfredo Fernandes, seu primeiro presidente, o emblema que ostenta o javali vai receber o Grande Prémio do Júri no evento que terá o Pavilhão Multiusos como palco, a partir das 21h00. Esse prémio distingue circunstâncias para lá do desempenho desportivo, individual ou coletivo, no ano em causa.

Quanto aos restantes prémios, Paula Ferrão vai receber o prémio Homenagem, o treinador de natação Rui Costa o prémio Carreira, o líder da secção de polo aquático do Vitória SC, Pedro Ribeiro, o prémio de Dirigente Desportivo do Ano, o Guimagym o prémio de Ética no Desporto, pelo acolhimento de ginastas refugiadas da guerra na Ucrânia, e o UCDR Guardizela e a Escola EB 2 e 3 Virgínia Moura o Projeto Desportivo do Ano, com o “Golfe na Escola”.

João Carlos Ribeiro, da Cercigui, vai receber o Prémio de Desporto Adaptado numa gala em que os finalistas para os prémios de Atleta do Ano e Jovem Revelação são oriundos do ténis, do karaté, da ginástica, do kickboxing, do xadrez e do polo aquático.

Francisca Jorge, atleta ligada ao Clube de Ténis de Guimarães, apesar de treinar no Centro de Alto Rendimento do Jamor, em Oeiras, Francisca Machado, da Associação Juvenil Karaté Portugal, e Sofia Smerteniuk são candidatas a Atleta do Ano Feminina.

Na categoria masculina, o prémio de Atleta do Ano será, com certeza, entregue a um atleta do Vitória SC, seja ele Nuno Mendes, campeão mundial numa categoria de kickboxing, Pedro Gil, do xadrez, capitão da equipa que subiu por duas épocas consecutivas, agora na divisão maior de Portugal, ou Pedro Sousa, tetracampeão de polo aquático.

Quanto às revelações, o galardão feminino vai ser entregue às futebolistas Francisca Castro (Vitória SC) ou Rita Cunha (Tabuadelo) ou à atleta Vitória Dias, do jiu jitsu do Vitória. Em masculinos, os candidatos ao prémio são Ângelo Fernandes, atleta de kempo, na KTF Team, Guilherme Silva, da ginástica acrobática do Guimagym, e José Pedro Jordão, atleta sub-14 no polo aquático do Vitória.

Com entrada livre, o evento também acolhe os Prémios de Mérito Desportivo, com entrega de troféus a todos os clubes e atletas de Guimarães que conquistaram títulos de campeonatos regionais, nacionais e internacionais.