15 abril 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

CC Taipas envolve crianças com necessidades especiais em jogo de petizes

Redação
Sociedade \ domingo, abril 13, 2025
© Direitos reservados
Nove crianças matriculadas no ensino especial participaram no jogo entre os javalis e o Unidos do Cano, para o campeonato da AF Braga. Iniciativa enquadra-se nas recomendações da Liga Neno.

As crianças do ensino especial do Agrupamento de Escolas das Taipas também podem participar no futebol e jogar com a bola. Pelo menos, foi essa a mensagem que o Clube Caçadores das Taipas quis transmitir neste domingo de manhã, no encontro com o Unidos do Cano, para o campeonato de petizes (sub-7) da Associação de Futebol de Braga, realizado no Montinho.

Os nove participantes com necessidades especiais subiram ao relvado a par das equipas e brincaram depois com a bola, adianta ao Reflexo o treinador da equipa sub-7 dos javalis, Joel Costa. “Trouxemos os meninos do ensino especial para um dia diferente, um dia em campo, para estarem junto dos nossos atletas. Fizeram uma entrada como se estivessem num jogo dos campeonatos profissionais. Estiveram a praticar um bocadinho de desporto com bola. Agradecemos ao Cano, que se disponibilizou logo a participar. Correu lindamente”, disse.

As crianças presentes receberam uma camisola do CC Taipas com o seu nome e a mensagem “futebol é para todos”, numa iniciativa que teve ainda a colaboração da Junta de Freguesia de Caldelas, responsável pela articulação com o Agrupamento de Escolas das Taipas. “Foi uma iniciativa que me encheu de orgulho. O desporto é inclusão e ter toda a gente a praticar”, completou Joel Costa.

A iniciativa solidária em causa enquadra-se no ranking Bem Jogado da Liga Neno, torneio de futebol infantil – traquinas e petizes – promovido pela Câmara Municipal de Guimarães. Essa tabela premeia os clubes com maior envolvimento em campanhas ambientais, sejam elas recolha de resíduos ou plantação de árvores autóctones, ou em ações solidárias, como recolha e doação de bens a instituições de apoio social. No dia 15 de março, a equipa de petizes plantou duas árvores no parque de lazer da Praia Seca.