18 julho 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

CART reestrutura patinagem com foco na formação completa e no apoio escolar

Sofia Rodrigues
Desporto \ quinta-feira, julho 17, 2025
© Direitos reservados
O CART está a reformular a modalidade de patinagem, alargando a oferta formativa direcionada para a alta competição, num modelo que integra várias disciplinas, preparação física e apoio escolar.

O Clube de Atividades Recreativas Taipense (CART) vai avançar com uma reestruturação da modalidade de patinagem. A nova abordagem vai integrar várias disciplinas e proporcionar um acompanhamento mais completo aos atletas, tanto a nível desportivo como escolar.

"Em vez de ser só a secção da patinagem artística, vamos ter agora várias disciplinas integradas. Ou seja, vamos ter a parte lúdica da patinagem, só pelo desporto em si, e vamos ter uma nova abordagem que é sobre a formação para alta competição", explicou Cristina Claro, ex-selecionadora nacional e atual treinadora no clube. 

O projeto contempla aulas de ballet, preparação física e, como grande novidade, um centro de apoio ao estudo, pensado para facilitar a conciliação entre o desporto e a vida escolar. "Imagine que tem uma filha de cinco anos, que gosta muito de patinagem e quer fazer desse o seu desporto principal. Como a patinagem exige muito dos atletas, em vez de a levar ao balé ou à preparação física em locais diferentes, o CART vai reunir tudo o que considera essencial para o desenvolvimento da atleta e oferecer essa formação completa num só espaço, no próprio CART", afirmou a treinadora. Com esta reformulação, o CART pretende oferecer uma resposta mais completa às necessidades dos seus atletas, num modelo que alia desporto, a preparação física e a educação.

Com obras previstas para a melhoria das infraestruturas, o clube pretende criar um espaço completo e funcional para os jovens atletas. "Vamos realizar obras profundas para garantir infraestruturas ideais para os miúdos. Além disso, como vão passar lá algumas tardes, também vamos disponibilizar um centro de apoio ao estudo, para que, ao terminarem o treino, já possam ir para casa com os trabalhos de casa feitos.", reforçou Cristina Claro.

Neste momento a modalidade de patinagem do CART está com uma formação organizada por faixas etárias dos 3 aos 6 anos, dos 7 aos 10 e para atletas mais velhos, incluindo alguns de competição vindos de outros clubes. "O nosso foco é começar a fazer uma formação com os atletas da casa", concluiu a treinadora.