Campeonatos da AF Braga sem descidas e apenas a uma volta
A Associação de Futebol de Braga emitiu esta quarta-feira um comunicado no qual dá conta das diretrizes para o regresso do futebol distrital, programado para o fim-de-semana de 8 e 9 de maio, dentro de sensivelmente um mês e meio.
Em virtude das paragens competitivas, inerentes ao estado de emergência relacionado com a Covid-19, as competições, nomeadamente o Pró Nacional, a Divisão de Honra e a 1.ª Divisão, serão disputadas apenas numa volta, homologando-se as respetivas classificações.
Nenhum clube será despromovido, mas, em sentido inverso, haverá subidas de divisão, até porque a AF Braga tem de designar as equipas que sobem aos nacionais. Na divisão em que compete o CC Taipas, juntamente com o CD Ponte e Os Sandinenses, subirá o clube vencedor de uma eliminatória entre os vencedores das duas séries deste escalão.
“O Campeão Distrital da Divisão Pró-Nacional será apurado em dois jogos (casa/fora), entre os dois clubes vencedores das duas séries desta Prova; Serão promovidos ao Campeonato Distrital Divisão Pró-Nacional, quatro clubes (os vencedores de cada uma das três séries e o melhor segundo classificado do Campeonato Distrital da Divisão de Honra, nos termos do Regulamento Oficial de Provas); Serão promovidos ao Campeonato Distrital da Divisão de Honra, oito clubes (os dois primeiros classificados de cada uma das quatro séries do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão)”, pode ler-se no comunicado.
A AF Braga acrescenta ainda que “se um clube se recusar a concluir a época desportiva, será declarado desclassificado e alvo de decisão disciplinar”.