28 janeiro 2026 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Câmara quer executar ecovia entre Donim e Silvares até ao final do ano

Tiago Dias
Política \ quarta-feira, janeiro 28, 2026
© Direitos reservados
O vereador municipal com o pelouro do ambiente confirmou essa intenção no âmbito de uma visita da Câmara ao CIVA, da Vitrus Ambiente. Autarquia quer encerrar 2026 com 20 quilómetros de ecovia.

A Câmara Municipal de Guimarães quer executar o traçado previsto para a ecovia do Ave na margem esquerda, entre Donim, junto à fronteira com o concelho da Póvoa de Lanhoso, e o parque de Ardão, em Silvares, até ao final deste ano, incluindo ainda territórios da União de Freguesias de Souto São Salvador, Souto Santa Maria e Gondomar, de Santa Eufémia de Prazins e de Ponte.

O vereador municipal com o pelouro do ambiente, Alberto Martins, fez esse anúncio durante a visita da Câmara Municipal ao Centro de Inovação Vitrus Ambiente (CIVA), nesta quarta-feira, e fez “um apelo aos proprietários” para mostrarem disponibilidade na negociação dos terrenos com o município.

Também presente na visita, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, frisou que a autarquia pretende ver duplicada a extensão das ecovias do Ave e do Selho ao dispor dos vimaranenses até à conclusão de 2026. Ao largo do rio Selho, o município pretende ver executado o segmento entre Aldão e Selho São Lourenço, numa fase em que já está aberto o troço entre Pencelo e Fermentões.

Ao largo do rio Ave, há troços da ecovia abertos à mobilidade pedonal e ciclável em Barco, Caldas das Taipas e Brito, inaugurados em 9 de março de 2025.

Anunciado em 2021, o projeto das ecovias do Ave, na extensão total de 29 quilómetros, do Selho, de 22 quilómetros, e do Vizela, entre Moreira de Cónegos e Lordelo, numa extensão de 10 quilómetros, está em execução desde 2022.