28 dezembro 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Câmara promete defender mais horários de Intercidades

Redação
Política \ domingo, dezembro 28, 2025
© Direitos reservados
Ricardo Araújo prometeu defender junto do Governo o aumento dos horários a partir da estação de Guimarães. Quanto ao Alfa, autarca admitiu não haver “grande abertura” para regresso.

O Governo não demonstra “grande abertura” para o regresso à estação ferroviária de Guimarães do Alfa Pendular, o comboio mais rápido a circular sobre carris em Portugal, com uma velocidade máxima de 220 quilómetros por hora, mas é “perfeitamente defensável” aumentar os horários do serviço de Intercidades entre a cidade-berço e Lisboa, defendeu o presidente da Câmara Municipal, durante a Assembleia Municipal.

Na sessão de 22 de dezembro, Ricardo Araújo expressou essa posição após uma intervenção da CDU sobre ferrovia. O deputado Torcato Ribeiro defendeu o regresso do Alfa Pendular, comboio que deixou de chegar a Guimarães em março de 2020, com a difusão da pandemia de covid-19 por todo o país e o confinamento associado, e o aumento dos horários do serviço de Intercidades em 2026, ano em que Guimarães vai ser Capital Verde Europeia.

“Aguardamos a devolução do Alfa a Guimarães por parte do Governo ou, pelo menos, como a CDU já propôs, mais dois horários de Intercidades. A ligação direta de comboio de Guimarães a Lisboa é essencial, sobretudo no ano de 2026, em que não vamos ser um concelho perfeito, mas com passos firmes para a sustentabilidade", proferiu.

O Intercidades, serviço operado pela Comboios de Portugal desde 1988 e que chegou a Guimarães em 2004, por ocasião das obras para o Euro2004, dispõe de comboios em que a locomotiva e a carruagem se articulam para uma velocidade máxima de 200 quilómetros por hora, só atingida em determinados troços da linha ferroviária. O serviço foi interrompido em março de 2020, mas reativado em 31 de maio desse ano, funcionando uma vez por dia entre a estação de Santa Apolónia, em Lisboa, e Guimarães, com partida às 11h30 e chegada às 15h42 – viagem de quatro horas e 12 minutos –, e uma vez no sentido inverso, entre as 16h49 e as 21h00.

Já o serviço de Alfa Pendular chegou a Guimarães em 1 de maio de 2016, um domingo, numa viagem inaugural entre Santa Apolónia e Guimarães, que se iniciou às 8h00 e concluiu às 11h53 – três horas e 53 minutos de viagem – e também funcionou uma vez por dia em cada sentido até ao encerramento do serviço há mais de cinco anos. O assunto foi alvo de inúmeras discussões em posteriores reuniões de Câmara, em sessões da Assembleia Municipal e na Assembleia da República (AR), sem se consumar o regresso.

Deputado na AR entre abril de 2024 e outubro de 2025, Ricardo Araújo assumiu ter-se reunido com o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, para defender o regresso do Alfa Pendular e a consolidação do Intercidades, objetivo que considera mais exequível.

“Desde essa reunião nunca vi grande abertura para o regresso do serviço Alfa por várias razões. Mas creio que, pelo menos, a introdução de um novo serviço rápido de Intercidades de longo curso, de Guimarães até Lisboa, é perfeitamente defensável. E isso não vou deixar de defender. Está nas minhas mãos defender isso de forma clara junto do Governo. Não abdicarei de o fazer”, realçou.