26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Câmara de Guimarães apoia programa para administração da vacina da gripe nas farmácias

Redação
Sociedade \ sexta-feira, outubro 02, 2020
© Direitos reservados
Domingos Bragança apoia a operação de vacinação em farmácias, que conta com o apoio do fundo de emergência “Abem: COVID.19”. Esta iniciativa permite que utentes, com mais de 65 anos, tenham direito a vacinar-se contra a gripe, de forma gratuita, numa farmácia da sua preferência.

O Município de Guimarães acertou os termos do protocolo com a Associação Dignitude permitindo o avanço do programa “Vacinação SNS Local”. Relembra-se que, esta é uma iniciativa que o concelho de Loures estreou durante os últimos dois anos e que, agora, o Ministério da Saúde pretende dar continuidade, no sentido de promover a administração das vacinas contra a gripe nas próprias farmácias, contemplando pessoas com idade igual, ou superior a 65 anos.

“Este programa possibilita a administração da vacinação contra a gripe sazonal nas próprias farmácias e assim aliviar o fluxo de pacientes nos Centros de Saúde no atual contexto da pandemia da COVID-19” , salientou Domingos Bragança.

A administração das vacinas contra a gripe nas farmácias será operacionalizada pela Dignitude, através de uma resposta denominada “Emergência abem: COVID-19” para potenciar uma resposta mais alargada aos desafios gerados pela pandemia. Os beneficiários têm direito à livre escolha das farmácias abrangidas neste programa e para este efeito apenas têm de ser identificados pelo número do utente do SNS.