19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Câmara aprovou o regulamento da incubadora municipal TECPARK

Alfredo Oliveira
Economia \ domingo, abril 15, 2018
© Direitos reservados
A TecPark, instalada no Avepark, pretende como colmatar lacunas que subsistam no apoio ao empreendedorismo da grande comunidade populacional, industrial e científica em que se insere este polo de desenvolvimento tecnológico e científico.

Esta incubadora de âmbito tecnológico pretende apoiar iniciativas relacionadas com setores que favoreçam a transferência de conhecimento para a indústria, acolher spin offs, potenciar o desenvolvimento de startups e melhorar as condições de desenvolvimento de projetos nas áreas da internacionalização, gestão, computação, biotecnologia e engenharia, entre outras, vocações naturais do AVEPARK.

Assim, o grande objetivo da TecPark passa pelo desenvolvimento de projetos viáveis que possam reforçar o peso do concelho e da região enquanto motores nacionais de criação de emprego qualificado e riqueza.

A TecPark está instalada numa área de influência distrital com acesso direto a 850 mil habitantes, onde se destaca a Universidade do Minho, com os seus mais de 20 mil alunos e 1100 professores distribuídos pelos polos de Braga e Guimarães. No Avepark existem empresas e institutos de expressão mundial, de que são exemplos o Instituto de Excelência de Tecidos e Medicina Regenerativa – I3B´s, a Associação SpinPark e, noutro âmbito, a Farfetch empresa de ecommerce de moda internacional.

Ainda como pontos fortes, pode-se destacar a proximidade à segunda maior cidade do país, com o seu aeroporto e porto marítimo.