26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Caldelas vai ter mais locais de estacionamento de bicicletas e trotinetes

Redação
Sociedade \ quarta-feira, agosto 24, 2022
© Direitos reservados
Aquando da chegada destes veículos à vila a Junta manifestou "surpresa" e enviou um pedido de esclarecimento à Câmara Municipal de Guimarães.

A Junta de Freguesia de Caldelas diz que os locais de estacionamento das bicicletas e trotinetes partilhadas vão ser "objeto de um forte incremento". Depois de ter feito um pedido de esclarecimento à Câmara Municipal de Guimarães — no início do mês a junta diz ter sido "surpreendida" com a colocação do serviço da Bird na vila — a autarquia local deu agora conta da resposta recebida.

Entre as diretrizes, a freguesia destaca que a circulação destes veículos "é autorizada na faixa de rodagem de toda a rede rodoviária do concelho de Guimarães", sendo proibida em zonas pedonais, passeios ou praças (exceto quando essa possibilidade se encontre sinalizada)

A operar há menos de um mês no concelho vimaranense, a junta já verificou a necessidade "de corrigir diversas práticas, alteração dos locais de estacionamento ou disposição diferenciada dos velocípedes". "Agradecemos a partilha de práticas incorretas junto do Município, por forma a qua as mesmas não sejam replicadas e desta forma, primar pelo sucesso da iniciativa", lê-se no comunicado.

O município vimaranense é o 16.º do país no qual a Bird entra ao serviço, com 200 bicicletas e 200 trotinetes disponíveis para partilha: grande parte na zona urbana da cidade, mas também com pontos espalhados pelo concelho.