Caldelas associa-se à freguesia de Passos evocando Camilo Castelo Branco
Nessa altura de chamada à memória da figura do escritor português foi assinado um acordo de "geminação literária", como forma de celebração da vida e obra de Camilo Castelo Branco.
Esta geminação permitirá "fortalecer o estudo de Camilo Castelo Branco nestas duas localidades e fomentar laços culturais, sociais e humanos entre as duas povoações".
Da iniciativa “Camilo em Paços” realizada pelo segundo ano, fizeram parte ainda várias reconstituições históricas, um jantar e uma merenda Camiliana, workshops e uma caminhada.
O presidente da Junta de Freguesia de Caldelas, Luís Soares, e Joaquim Barbosa, presidente de Passos, consideraram que "esta geminação permite fazer pontes que conduzam ao enriquecimento e desenvolvimento dos povos, nas suas múltiplas áreas, nomeadamente no âmbito cultural".
A freguesia de Passos e a freguesia das Taipas estão intimamente ligadas à vida e obra do escritor romântico Camilo Castelo Branco que frequentou a Quinta do Ermo na freguesia de Fafe e a vila de Caldas das Taipas, onde esteve escondido da Guarda por motivos de amor.
Em 2020 comemora-se o 160.º aniversário da presença de Camilo Castelo Branco na vila das Taipas. O presidente da Junta anunciou que irá estabelecer um grupo de trabalho composto por historiadores, professores e pela companhia de teatro local “ATRAMA” para trabalhar um programa cultural para o ano de 2020 e desta forma contribuir para conjugar esforços no sentido de ajudar ao sucesso desta geminação.