25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Brigada Verde de Caldelas promove ação de desinfestação na Ribeira da Canhota

Redação
Sociedade \ quarta-feira, agosto 21, 2019
© Direitos reservados
Manhã de sábado, 24, a Ribeira da Canhota será o foco de uma ação da Brigada Verde. Serão removidas espécies consideradas invasoras, no troço entre o Parque de Campismo e os Banhos Velhos.

O segmento da Ribeira da Canhota, entre o Parque de Campismo e os Banhos Velhos, será alvo de uma operação de remoção de espécies invasoras. A ação, promovida pela Brigada Verde de Caldelas com o apoio da Junta de Freguesia, decorrerá durante a manhã de sábado, a partir das 9h00.

Aquele troço da ribeira, à semelhança de outras zonas húmidas da freguesia, estão ocupadas por alguma espécies que são consideradas invasoras, na medida em que o seu desenvolvimento natural é rápido e desordenado, tratando-se normalmente de espécies não autóctones.

A Tintureira, o Lagostim Vermelho ou os fetos Espanta Lobos são algumas espécies que serão alvo de medidas de remoção. Esta iniciativa integra-se no Plano de Ação da Brigada Verde de Caldelas, particularmente na vertente de valorização das linhas de água existentes na freguesia, através do tratamento das suas margens.

São aconselhadas medidas de proteção do sol, nomeadamente o uso de chapéu, assim como ter disponível água. Serão disponibilizadas luvas e material de corte. Poderá munir-se de uma tesoura de poda, caso possua uma.