28 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Brigada Verde de Caldas das Taipas junta 13 instituições e associações da vila

Alfredo Oliveira
Freguesias \ quinta-feira, março 15, 2018
© Direitos reservados
Oito domínios de atuação e 32 ações previstas para os quatro anos de mandato da atual Junta de Freguesia marcam o plano de intervenção da nova Brigada Verde do concelho de Guimarães, tendo como desígnio a Capital Verde Europeia.

Domingos Bragança, presidente da Câmara, e os vereadores do Ambiente, Sofia Ferreira, e do Desenvolvimento Económico, Ricardo Costa, marcaram presença na apresentação da Brigada Verde da vila que vive lado a lado com o rio Ave.

Domingos Bragança defendeu a constituição destas brigadas verdes como uma forma de mobilização social para a questão ambiental. Apontou Caldas das Taipas como “uma vila excecional” e que muito contribuirá para o caminho que o concelho está a percorrer no sentido de um território cada vez mais sustentável.

Coube a José Fonseca fazer a apresentação do plano de ação da Brigada Verde Caldelas, onde se destaca uma aposta clara na educação para a sustentabilidade, a gestão ambiental, a mobilidade e transportes e uma melhor gestão dos espaços públicos.
Luís Soares, presidente da Junta de Freguesia, destacou a necessidade do envolvimento de toda a comunidade neste projeto que a Câmara Municipal tem vindo a implementar, referindo que Domingos Bragança “é exemplo a nível nacional nas questões ambientais” e que as Taipas estava “a torcer” para que, em abril, quando se souber quais as cidades que estarão na corrida pela atribuição da designação Capital Verde Europeia, Guimarães possa estar nesse grupo reduzido de cidades.

Apelou ainda à colaboração da Câmara Municipal, em termos de apoios financeiros, para algumas das atividades projetadas pela Brigada Verde.
A resposta a esta questão foi dada pela vereadora do Ambiente, a quem coube encerrar esta sessão. Sofia Ferreira foi dizendo que Caldas das Taipas poderia contar com esses apoio, dentro de alguns condicionalismos, e que, não tinha dúvidas, a ação a desenvolver pela brigada verde taipense muito contribuiria para o “bem comum concelhio”.

O Conselho Executivo da Brigada Verde Caldelas ficou assim constituído, para além, naturalmente, da Junta de Freguesia: Associação de Pais da Escola Básica da Charneca, Associação de Pais e Amigos da Escola Básica do Pinheiral, Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas, Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa, Cooperativa Taipas Turitermas, Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento nº 666, Destacamento Territorial da GNR de Guimarães, Escola Básica da Charneca, Escola Básica do Pinheiral, Escola Básica das Taipas, Escola Secundária de Caldas das Taipas, Rotaract Club de Caldas das Taipas e Rotary Club de Caldas das Taipas.