26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Brigada Verde da Vila das Taipas estreia segunda fase do projeto “O ave para Todos”

Redação
Sociedade \ sexta-feira, outubro 30, 2020
© Direitos reservados
“O Ave para Todos” dirige-se às juntas de freguesia, brigadas verdes e escolas com influência direta do rio Ave. Devido à pandemia, esta ação contou apenas com três elementos.

O projeto “O Ave para Todos”, desenvolvido pelo Laboratório da Paisagem de Guimarães e no seio da Estrutura de Missão Guimarães 2030, avançou esta sexta-feira com mais uma fase correspondente à atividade prática, denominada “Ave Watching”.

Devido à pandemia, a atividade desenvolveu-se de forma restrita com a presença de três elementos, José Fonseca, cordenador da Brigada Verde de Caldelas e dois representantes da comunidade, um adulto e um jovem. No entanto, a sensibilização abrange um total de 24 escolas, 14 juntas de freguesia e 7 brigadas verdes, relativas à área envolvente do rio Ave e pretende reproduzir a formação, desta sexta-feira, para as mesmas futuramente.

As atividades têm como intenção educar a comunidade quanto à biodiversidade existente, alertar para a presença de resíduos e potenciais focos de poluição, entre outras questões relativas aos recursos hídricos e, sobretudo, envolver os cidadãos das diferentes freguesias na busca de um rio limpo. O Ave para Todos é aberto a toda a comunidade vimaranense que queira contribuir para a elevação do rio Ave