20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Bombeiros de Guimarães lançam campanha para adquirir uma nova ambulância

Redação
Sociedade \ quarta-feira, fevereiro 17, 2021
© Direitos reservados
Lançado apelo à sociedade civil vimaranense para adquirir viatura que permitirá o transporte de doentes de cuidados intensivos , com o custo de sensivelmente 80 mil euros.

Os Bombeiros Voluntários de Guimarães lançaram esta quarta-feira uma campanha de angariação de fundos para a aquisição de uma nova ambulância que, entre as suas valências, permitirá fazer o transporte de doentes de cuidados intensivos.

João Pedro Castro, presidente dos Bombeiros de Guimarães, referiu na cerimónia de apresentação que se trata de uma necessidade de “extrema urgência para a corporação, para melhor prestar os seus serviços à população”.

A intenção passa por adquirir uma viatura nova com o custo de 80 mil euros para substituir uma ambulância que tem mais de duas décadas. É nesse sentido que é feito o apelo aos vimaranenses, relembrando o desgaste e as necessidades provocados pela pandemia. “Mesmo quando o mundo se vira do avesso os bombeiros não falham, não podem falhar”, frisou.

Com o subsídio atribuído recentemente pelo município a Associação de Bombeiros Voluntários de Guimarães vai adquirir uma ambulância, sendo necessária uma segunda, para a qual “é lançado o desafio à sociedade vimaranense para juntos conseguir esta ambulância que estará ao serviço dos vimaranenses”.

Por sua vez, o comandante da corporação, Bento Marques, especificou que a ambulância pretendida é “mesmo muito necessária ao corpo de bombeiros, não só para o apoio na rua, mas também para o apoio ao Hospital Senhora de Oliveira para o transporte de doentes de cuidados intensivos”, explicando que se trata de uma viatura com tecnologia de ponta, com ventiladores e monitores.

A campanha levada a cabo pelos Bombeiros de Guimarães conta com a participação de várias personalidades vimaranenses, tais como Sofia Escobar, Ricardo Fox Pacheco, Cláudia Martins, João Sousa, Zé Amaro, André André, André Almeida, Zé Miguel, Manuel Mendes e Pedro Chegas Freitas, entre outros.

A aquisição da ambulância depende do sucesso da campanha de angariação de fundos, sendo que João Pedro Castro gostaria de ter a ambulância em funcionamento “o mais tardar em abril”. Os donativos podem ser feitos por MB Way ou por transferência bancária.