26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Bombeiros das Taipas marcam presença no exercício FÉNIX

Pedro C. Esteves
Sociedade \ quinta-feira, maio 06, 2021
© Direitos reservados
Elementos da corporação taipense realizam treino no distrito de Bragança.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realiza nesta quarta e quinta-feira, dias 5 e 6 maio, no distrito de Bragança, o exercício FÉNIX 2021. Entre os cerca de 100 operacionais mobilizados do distrito de Braga estão elementos dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas.

Para além dos bombeiros taipenses, estão também no local corporações de Barcelos, Barcelinhos, Vizela ou Barcelos. Os Bombeiros Voluntários das Taipas chegaram ao distrito de Bragança nesta quarta-feira, pelas 09h00. Nesse dia, foi treinada a modalidade CPX (Command Post Exercise), isto é, em contexto de posto de comando. No decorrer desta quinta-feira, até ao final da tarde, têm lugar exercícios de movimentação no terreno.

E o qual o objetivo do FÉNIX? "Testar o nível de resposta do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) numa situação excecional decorrente de um incêndio rural", explica a ANEPC. É testada a capacidade de comando operacional, mas também o controlo e comunicações dos vários escalões decisórios intervenientes na gestão das operações de proteção e socorro.

"Serão, ainda, testados cenários de um acidente a envolver um veículo de bombeiros, de evacuação de um aglomerado populacional, de despiste de um veículo para o rio sabor e de evacuação de um lar de idosos, tendentes a permitir a avaliar as disponibilidades e as capacidades de execução das entidades envolvidas", pontua a ANEPC.

O exercício FÉNIX 2021 conta com a participação dos municípios de Alfândega da Fé, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta, que servirão de cenário para as ocorrências simuladas.