20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Bombeiros das Taipas integram DECIR 2021 com duas equipas

Redação
Sociedade \ sábado, maio 15, 2021
© Direitos reservados
CDOS apresentou oficialmente o DECIR 2021, sendo que os Bombeiros das Taipas integram o dispositivo com duas equipas.

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga (CDOS) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) apresentou publicamente o plano de operações do distrito de Braga do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais 2021.

A Associação Humanitária dos Bombeiros de Caldas das Taipas integra este dispositivo, tal como o Reflexo deu conta, tendo duas equipas com cinco elementos cada uma delas, estando então inseridas no DECIR 2021.

De acordo com o CDOS este dispositivo “destina-se a assegurar a mobilização, prontidão, empenhamento e gestão de todos meios  disponíveis  da  forma  eficiente  e  eficaz  para o  combate  aos  incêndios  rurais”.

O DECIR 2021, que está organizado por níveis, terá os seguintes operacionais: Nível II, que corresponde ao período de 15 de maio a 31 de maio, o Distrito de Braga conta com 434 operacionais; Nível III, que corresponde ao período de 01 de junho a 30 de junho, compreende 471 operacionais; Nível IV, que corresponde ao período de 01 de julho a 30 de setembro, dispõem de 598.

Este dispositivo especial conta ainda no distrito de Braga com dois meios aéreos, dois helicópteros ligeiros para ataque inicial aos incêndios rurais, sediados no  Centro  de Meios Aéreos de Fafe (15  de  maio  a 31de  outubro) e  Braga (01  de  junho  a  30  de setembro).