Bombeiros das Taipas homenageiam 29 sócios com 50 anos de filiação
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas (AHBVCT) comemora esta quarta‐feira o seu 137.º aniversário, mas já o está a celebrar desde 26 de abril, com a inauguração da exposição de fotografias, sobre os últimos 50 anos da instituição. Na noite de terça‐feira, o auditório dos bombeiros acolheu um evento no qual a direção distinguiu 29 sócios com 50 anos de filiação, a começar por José das Neves Machado, presidente da instituição entre 1993 e 2021.
Os homenageados foram agraciados com um diploma e com novos cartões de sócio, uma das novidades apresentadas numa noite que começou com uma demonstração do suporte básico de vida sobre o palco e terminou com a atuação do Coro Académico da Universidade do Minho. A AHBVCT distinguiu igualmente três bombeiros com 25 anos de serviço – José Nelson Martins, subchefe, Isaías Gomes (Bombeiro de Primeira) e Henrique Fernandes (Bombeiro de Terceira) – e exibiu as duas viaturas adquiridas em 2023, que serão abençoadas nesta quarta‐feira: a viatura de apoio logístico e a ambulância de socorro, alvo de uma campanha de angariação de fundos merecedora dos agradecimentos do presidente da direção.
“Todo o equipamento que tem faz com que seja uma ambulância completamente preparada para as pessoas se sentirem seguras. Agradeço à comunidade e aos bombeiros que estiveram nas paróquias aos fins de semana, a pedir. Este concerto comemorativo é uma forma de retribuir a disponibilidade para ajudarem a nossa corporação”, vincou Luís Soares.
O dirigente associativo e também presidente da Junta de Caldelas lembrou que é a “primeira vez” que os bombeiros “assinalam de forma mais alargada o aniversário”, algo para continuar nos próximos anos. “Esta é a primeira edição de um evento que deve ser perpetuado no futuro, não só pela circunstância de homenagearmos os nossos melhores. O aniversário de uma instituição deve ser como o aniversário das nossas vidas pessoais, de festa e de reunião das nossas famílias e amigos”, vincou, afirmando a estabilidade organizativa e financeira da instituição.
Outra das intenções para os anos vindouros é a de homenagear os sócios com 25 e 40 anos de filiação, que podem já ser mais de 1.500. E a modernização da instituição é outra das prioridades, quanto ao seu funcionamento e quanto à sua imagem. O atual símbolo da AHBVCT vai‐se manter, mas as outras unidades de trabalho da instituição terão um outro logotipo.
“Sem prejuízo do logotipo que nos acompanha há muitos anos, que não foi sempre este, teremos, nas outras unidades de trabalho da nossa instuição, as piscinas, o museu, a formação certificada com uma imagem específica, mais contemporânea, para comunicarmos um valor de futuro e de progresso”, referiu, frisando a necessidade de se atualizar a base de dados dos associados nesse sentido; para já, os bombeiros dispõem apenas dos contactos de 700 associados num universo a rondar os 7.000.
Já a vice‐presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Paula Pinto, enalteceu o “excelente trabalho” da corporação no seu raio de ação, com “uma visão contemporânea na formação de bombeiros” e uma “atenção extrema ao cidadão, àquele que mais precisa nos momentos mais críticos da vida”, quando o tempo de cada um parece tão escasso.
“Nesta visão organizacional moderna, nesta mais‐valia que acrescenta à comunidade, no museu, neste ambiente formativo, coloquemos os olhos nos que aqui se destacam pelo trabalho que fazem por todos nós”, frisou.