31 março 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Bombeiros das Taipas e guarda-rios detetam focos de poluição no Rio Ave

Redação
Sociedade \ terça-feira, março 18, 2025
© Direitos reservados
Focos detetados pela equipa de mergulho dos bombeiros voluntários de Caldas das Taipas e guarda-rios da Vitrus Ambiente, durante uma ação no âmbito do Dia Internacional de Ação pelos Rios.

Foram detetados, no dia 14 de março, quatro focos de poluição e algumas ocorrências que implicam a necessidade de limpeza das margens do Rio Ave.

A descoberta, da equipa de mergulho dos bombeiros voluntários de Caldas das Taipas e da equipa de guarda-rios da Vitrus Ambiente, sucedeu-se durante uma ação no âmbito do Dia Internacional de Ação pelos Rios

Estes focos de necessidade de limpeza e de descargas verificadas foram as ocorrências de maior registo no âmbito da vigilância e proteção das linhas de água durante o período da ação.

Segundo a Vitrus Ambiente, “os focos de poluição serão observados no sentido de detetar a respetiva origem e posteriormente serem reportados para as entidades competentes”.
 
No comunicado de imprensa enviado, Sérgio Castro Rocha, presidente da Vitrus Ambiente, agradeceu ainda aos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas pela colaboração bem sucedida.

“Os Bombeiros de Caldas das Taipas, desde a primeira hora, mostraram abertura para colaborar com a Vitrus, desde a direção ao comandante e à equipa de mergulho. A iniciativa resultou em pleno, pois assim foi possível percorrer as margens por dentro do rio, e queremos manifestar o nosso agradecimento aos Bombeiros de Caldas das Taipas”.

No último ano, a equipa de guarda-rios de Guimarães registou 382 ocorrências, originando processos e autos de contraordenação pelas entidades competentes.