25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Bombeiros das Taipas celebram 136 anos: “Depois da tempestade a bonança”

Bruno José Ferreira
Sociedade \ domingo, abril 30, 2023
© Direitos reservados
Luís Soares, presidente dos Bombeiros, alertou para a necessidade de se pensar no rejuvenescimento dos meios da corporação.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caldas Taipas assinalou este domingo a passagem do seu 136.º aniversário, celebrando a data com as já tradicionais cerimónias, que contaram com a presença de várias entidades.

Após o hastear das bandeiras, romagem ao cemitério e missa solene, tiveram lugar os momentos de condecorações e a sessão solene, na qual o presidente da assembleia geral, José Luís Oliveira, destacou o “trabalho assinalável” da atual direção nos cinco meses em que está à frente dos destinos da instituição.

“Depois da tempestade a bonança”, frisou, numa alusão ao passado recente, com alguns momentos conturbados. A definição do comando, um problema que se vinha a arrastar, solucionado com o regresso de Hermenegildo Abreu, é um dos fatores da "bonança", sendo que José Augusto Ferreira tomou hoje posse como 2.º comandante.  

Na sua intervenção, Luís Soares – presidente dos Bombeiros das Taipas – deixou palavras de reconhecimento aos elementos que dão corpo aos Bombeiros das Taipas, sustentando depois que é necessário pensar-se na renovação dos meios da corporação, uma vez que muitos dos veículos têm mais de duas décadas.

Sofia Ferreira, vereadora com o pelouro da Proteção Civil, representou o município, dando conta da disponibilidade para colaborar no sentido de dar a melhor resposta à população.

 

Reportagem completa na edição de maio do Jornal Reflexo.