03 abril 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Bombeiros das Taipas acolhem dádivas de sangue a 06 e 07 de abril

Redação
Cultura \ quarta-feira, abril 02, 2025
© Direitos reservados
Sessões decorrem entre as 09h00 e as 12h30. A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Guimarães avisa que o sangue em Portugal está “em níveis insuficientes” para as “necessidades dos doentes”.

As dádivas de sangue regressam ao edifício dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas no próximo domingo, 06 de abril, e na segunda-feira, 07 de abril. As sessões decorrem entre as 09h00 e as 12h30 e integram o calendário mensal da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Guimarães.

A agenda inclui ainda passagens por empresas da União de Freguesias de Prazins Santo Tirso e Corvite e de Moreira de Cónegos, pelo Centro Social de Brito, pelo Pavilhão Gimnodesportivo de Moutelas, em Felgueiras, pela Escola EB 2 e 3 de Ronfe e, claro está, pela Casa do Dador, sede da associação, em Azurém.

Instituição que mais contribuiu para a recolha de sangue a nível nacional no ano de 2024, com 11.137 dádivas e 1.105 dadores, a associação vimaranense apela à doação numa fase em que “os níveis de sangue estão em níveis insuficientes para dar resposta às necessidades dos doentes” a nível nacional.

“Os hospitais portugueses necessitam de aproximadamente 1000 a 1100 unidades por dia. Dê sangue: este gesto de amor ao próximo ajuda a salvar muitas vidas. Uma em cada três pessoas irá necessitar de receber uma transfusão ao longo da vida. A dádiva de sangue é uma causa de todos nós”, vinca a associação.

Qualquer pessoa dadora de sangue deve ter hábitos de vida saudáveis, ter mais de 18 anos e peso igual ou superior a 50 quilos, sendo que os homens só podem realizar a sua dádiva de três em três meses e as mulheres de quatro em quatro meses, explica a associação.