Bombeiros com novos adjuntos. Veículo urbano “tem mais anos do que eles”
O dia 30 de junho “fica para sempre gravado nas vidas” de Tiago Silva e João Ribeiro, que tomaram posse enquanto adjuntos do comando dos Bombeiros das Taipas. Espera-os uma “missão de responsabilidade, esforço e entrega”, frisou o comandante Hermenegildo Abreu, em frente aos seus homens na parada. Fecha-se a “primeira tarefa” da direção liderada por Luís Soares, de “estabilizar a equipa de comando” e o tempo é, agora, “de olhar para a frente”.
Esse olhar para a frente necessita de novos meios de combate para os bombeiros. “Esta gente boa, e reivindicativa, como disse no nosso aniversário, precisa de mais meios: O único veículo de combate a incêndios urbanos da corporação é de 1987; tem mais anos do que os dois adjuntos que hoje tomaram posse”, disse Hermenegildo Abreu.
Sofia Ferreira, vereadora da Câmara Municipal de Guimarães com o pelouro da Proteção Civil, esteve presente na cerimónia de tomada de posse, referindo que o município pretende “continuar a estar ao lado dos Bombeiros das Taipas”, prometendo trabalhar para solucionar estes problemas. “Guimarães tem o privilégio de ter excecionais corporações de bombeiros; pretendemos fazer alterações ao regulamento de atribuição de apoios aos bombeiros”, vincou.
Já o presidente da instituição, Luís Soares, referiu que “muito em breve teremos boas novidades sobre a necessidade de reforçar os meios”. Luís Soares defendeu uma articulação entre o município e as corporações de bombeiros, de Guimarães e das Taipas, para que seja possivelmente mais facilmente ter melhores meios.