02 dezembro 2021 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Bolo-rei gigante e chegada do Pai Natal numa Vila Natal de “coragem”

Bruno José Ferreira
Cultura \ terça-feira, novembro 23, 2021
© Direitos reservados
Taipas é um exemplo de descentralização cultural em Guimarães e a Vila Natal é exemplo disso. O programa deste “evento universal para todos” foi apresentado sob o desígnio da coragem e da expetativa .

A Comissão de Festas Dar Vida à Vila apresentou esta terça-feira a programação da Vila Natal 2021, um evento que promete animar Caldas das Taipas nos dois fins-de-semana que antecedem o Natal, com o apoio da Junta de Freguesia de Caldelas e da Câmara Municipal de Guimarães.

Com dezenas de eventos agendados, os destaques vão para iniciativas como o Mercado de Natal, ainda com inscrições abertas, a criação de um bolo-rei gigante a cargo de pastelarias da vila e ainda a chegada do Pai Natal à Vila Natal, com epicentro no Antigo Mercado.

Para além disso, haverá animação de rua, desfiles de Pais Natal, jogos infantis e outros momentos de animação num evento de “coragem e determinação”, segundo Paulo Lopes Silva, vereador municipal da cultura, que marcou presença no Antigo Mercado na cerimónia de apresentação da Vila Natal das Taipas.

“Parabéns pelo dinamismo que foram capazes de imprimir, uma comissão e festas vinda da sociedade civil, que com o apoio de instituições públicas, teve coragem e determinação para apresentar este programa completo num contexto de incerteza”, disse o vereador, frisando que as Taipas é “o principal pólo de descentralização cultural vimaranense”.

"Situação sanitária prioritária"

Uma ideia manifestada em primeira instância por Luís Soares, presidente da Junta de Freguesia, que salientou o esforço de um conjunto de pessoas, entres os quais se inclui a junta de freguesia e a comissão de festas, para “manter este território como um espaço de excelência a nível cultural”.

O líder máximo da freguesia vincou a importância do comércio local para que seja possível dar corpo a iniciativas como estas, assumindo que “estamos todos desejosos por uma manifestação coletiva” numa “iniciativa universal para todos”.

Ainda assim, no entender de Luís Soares a situação sanitária, referente à pandemia, será prioritária. “Tenho muita expetativa por este evento, espero que não saia frustrada pela situação sanitária, que será sempre primária”.

Os traços gerais da programação da Vila Natal Taipas 2021 foram apresentados por Luís Gonçalves, presidente da Comissão de Festas Dar Vida à Vila que recentemente tomou posse no cargo, tendo reforçado a importância do comércio local nesta iniciativa.