Bicentenário de Camilo Castelo Branco comemorado por 27 instituições
A partir das 16h30 desta quinta-feira, 16 de janeiro, a Casa de Camilo, em S. Miguel de Seide, Vila Nova de Famalicão recebe ao ato público de constituição da parceria para as Comemorações do Bicentenário do Nascimento de Camilo Castelo Branco.
A iniciativa é coordenada pela CCDR Norte e envolve perto de três dezenas de instituições em cooperação interinstitucional, no sentido de organizar, dinamizar e promover, na Região Norte, uma agenda partilhada e integrada de iniciativas culturais, artísticas, científicas e de divulgação da vida e obra de Camilo Castelo Branco, no âmbito do bicentenário do seu nascimento, a realizar predominantemente entre 16 de março de 2025 e 16 de março de 2026, sem prejuízo, contudo, que a realização das mesmas se possa estender até 2027.
Envolvidas nestas comemorações estarão várias entidades, associações e municípios da região Norte.
Na vila das Taipas, onde o escritor se terá “refugiado”, por várias vezes, na década de 70 do século XIX, segundo foi anunciado por Luís Soares, presidente da Junta de Freguesia de Caldas das Taipas, na última Assembleia de Freguesia, realizada a 27 de dezembro último, está previsto a realização de um Festival Literário, em conjunto com Câmara Municipal de Guimarães e a Turitermas, precisamente para assinalar tal efeméride. A iniciativa realizar-se-á em finais de maio e junho.