26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Benjamim & Barnaby Keen encerram temporada cultural nos Banhos Velhos

Redação
Sociedade \ terça-feira, junho 19, 2018
© Direitos reservados
Foram divulgados os últimos oito eventos que farão parte da programação até ao mês de setembro. A lista das propostas começa com uma dose dupla de teatro, mas haverá cinema e muita música a passar pelo antigo balneário termal.

Já é conhecido o programa para os próximos três meses nos Banhos Velhos. Ao todo serão oito os eventos que preencherão a agenda de julho até setembro, com propostas que passarão pelo teatro, música e cinema.

O primeiro fim de semana de julho será inteiramente dedicado ao teatro, com a apresentação de duas peças de teatro.

Na sexta-feira, 6 de julho será apresentada a peça clássica "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente. Este espetáculo será apresentado pelo grupo da comunidade escolar da escola EB 2,3 de Caldas das das Taipas. No sábado, 7 de julho, será a vez de "A Jorna", que será apresentado pelo Grupo de Teatro de Campelos.

O mês de julho encerrará com uma atividade de astronomia. A Noite de Astronomia estará integrada na programação anual do Ciência Viva, desenvolvida a nível nacional.

Para o mês de agosto estará reservada mais uma noite de fados, um concerto que contará com o Grupo Fados da Vila. O segundo evento de agosto traz o cinema ao antigo balneário termal com a apresentação de filmes selecionados pelo concurso Shortcutz de Guimarães.

Em setembro programam-se nomes grandes da música nacional, com concertos de Benjamim & Barnaby Keen e dos X-Wife. Estes últimos regressam à vila depois de por cá terem passado no ano de 2009, na altura no palco do Rock in Taipas. A banda lançou já em 2018 o disco homónimo, após uma pausa de sete anos.

O concerto dos X-Wife está marcado para o primeiro de setembro, com a primeira parte a ser assegurada pelos locais smartini.

A 8 de setembro será dada continuidade ao conjunto de eventos que têm marcado o bicentenário do termalismo na vila de Caldas das Taipas. O historiador taipense António José Oliveira liderará uma visita guiada por alguns dos pontos de interesse da vila.

O concerto de Benjamim & Barnaby Keen será numa conjugação com a programação do Excentricidade. Luís Nunes conheceu Barnaby Keen quando se encontrava em Londres, sendo que na altura assinava como Walter Benjamin. Apresentaram em 2017 o disco "1986". O concerto está marcado para o dia 22 de setembro, encerrando-se assim mais uma temporada nos Banhos Velhos.

As temporadas culturais nos Banhos Velhos realizam-se desde 2009, com uma organização da Taipas Termal. Todos os eventos são de entrada livre e estão todos marcados para as 22 horas, à exceção da visita guiada do Bicentenário da Indústria Termal nas Caldas das Taipas, que está marcada para as 17 horas.

Programação de Julho a Setembro nos Banhos Velhos

sexta, 6 de julho / 22 horas
Teatro - Auto da Barca do Inferno

sábado, 7 de julho / 22 horas
Teatro - A Jorna

sexta, 27 de julho / 22 horas
Noite de Astronomia

sábado, 18 de agosto / 22 horas
Grupo de Fados da Vila

quarta, 22 de agosto / 22 horas
Cinema - Shortcutz Guimarães

sábado, 1 de setembro / 22 horas
Música - X-Wife + smartini

domingo, 8 de setembro / 17 horas
Bicentenário da Indústria Termal

sábado, 22 de setembro / 22 horas
Música - Benjamin & Barnaby Keen