24 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Bares do Antigo Mercado em “fase de habilitação de concorrentes”

Bruno José Ferreira
Política \ terça-feira, junho 29, 2021
© Direitos reservados
Requalificação do Antigo Mercado está na fase final e o concurso de exploração dos três bares existentes está na fase de “habilitação de concorrentes”. Foram necessários quatro concursos.

Foram necessários quatro concursos para preencher a concessão dos três bares existentes no Antigo Mercado, equipamento do centro da vila que está na fase final da sua intervenção de requalificação.

Luís Soares, presidente da Junta de Freguesia de Caldelas, deu conta do andamento deste processo na Assembleia de Freguesia realizada esta segunda-feira, questionado por Manuel Ribeiro, da Coligação Juntos por Guimarães.

“Foi difícil, estamos a trabalhar desde novembro nisto. A nossa expetativa era que pudéssemos estar mais avançados. Dado o contexto e as condições, esperemos que rapidamente possamos ter aquele espaço a funcionar com todas as valências, o museu, o posto de turismo e a restauração”, disse o presidente da Junta.

Após os primeiros concursos terem ficado vazios, a Junta de Freguesia alterou as condições inicialmente propostas e convidou quase duas dezenas de empresários que previamente mostraram interesse no concurso.

Em vez dos 500 euros mensais de renda, aos quais se acresce 150 euros de taxa de utilização, no quarto concurso o valor final cifrou-se nos 275 euros, sendo que no derradeiro concurso apresentaram-se três candidatos.

As explicações não agradaram à oposição, sendo que Manuel Ribeiro culpa a Junta de Freguesia pelos atrasos na concessão. “O atraso no concurso deve-se a erros da Junta de Freguesia”, frisou, atirando mesmo que “foram candidatos encaixados”.

Um argumento que já tinha sido rebatido por Luís Soares, que anteriormente já tinha dito que a dificuldade em conseguir preencher o concurso contraria aqueles que diziam que os bares são “para os amigos”, acrescentando que a Junta se quisesse preenchia os três espaços com apenas um candidato, mas a intenção não é monopolizar o espaço.