
Barco e Prazins S.Tirso e Corvite conquistam Bandeira Verde Eco-Freguesias
Guimarães contou com 14 freguesias a conquistar o galardão Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI. Os prémios foram entregues na 5.ª edição da cerimónia Galardão Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI, que decorreu no dia 7 de julho, em Torres Vedras.
As freguesias de Barco, Prazins Santo Tirso e Corvite, Guardizela e Silvares arrecadaram a prata, estando acima dos 70%, enquanto Aldão, Fermentões, Gondar, Infantas, Longos, Ronfe, Serzedelo, Urgezes e Oliveira, São Paio e São Sebastião receberam o bronze, estando acima dos 50%. Entre as freguesias premiadas pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAAE), Creixomil distinguiu-se das restantes ao atingir o nível ouro, com um índice de 91,12%, resultado de um desempenho de excelência nos 10 indicadores avaliados.
O momento de entrega de prémios contou com a presença de Dalila Sepúlveda, diretora do departamento de Ambiente e Sustentabilidade, e Isabel Loureiro, coordenadora da Estrutura de Missão Guimarães 2030, enquanto representantes do município de Guimarães.
De recordar que, na edição de 2023 do galardão Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI, Guimarães apresentou 32 freguesias a concurso, das quais 20 foram distinguidas com prémios. Entre as galardoadas, duas freguesias conquistaram o nível ouro: Brito e Caldelas. O nível prata foi atribuído a 10 freguesias: Barco, Briteiros Santo Estêvão e Donim, Costa, Creixomil, Fermentões, Prazins Santo Tirso e Corvite, Ronfe, Guardizela, São Torcato e Urgezes. Já o nível bronze foi alcançado por nove freguesias: Aldão, Gondar, Leitões, Oleiros e Figueiredo, Longos, Pencelo, Ponte, Serzedelo e Silvares. 11 freguesias participantes não foram distinguidas nesta edição: Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, Gonça, Mesão Frio, Polvoreira, Sande São Martinho, Sande Vila Nova e Sande São Clemente, Selho (São Jorge), Souto Santa Maria, Souto S.Salvador e Gondomar.
O Eco-Freguesias XXI é um projeto da ABAAE iniciado em 2014, que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis. Estrutura-se no desenvolvimento e motivação para a implementação de diversas ações e projetos à escala local, tendencialmente de carácter participado e que contribuem para a transformação, no sentido de uma comunidade mais sustentável.