30 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Banda Musical de Caldas das Taipas atua no festival Guimarães Allegro

Redação
Cultura \ terça-feira, julho 04, 2023
© Direitos reservados
Um ensemble vai atuar no Largo da Misericórdia a partir das 10h45 de sábado, 15 de julho, último dia de um festival que arranca com a Orquestra de Guimarães e terá atuações itinerantes.

A oitava edição do festival Guimarães Allegro reparte-se por 15 atuações, cabendo uma delas à Banda Musical de Caldas das Taipas. O ensemble da quase bicentenária banda atua no último dia, 15 de julho, a partir das 10h45, no Largo da Misericórdia, no centro histórico de Guimarães. A atuação terá cerca de 20 minutos, seguindo-se à do Quinteto de Metais da Banda Filarmónica de Moreira de Cónegos.

O próximo Guimarães Allegro também se distingue pelas incursões pelo Bairro C, com os concertos do Quarteto de Cordas de Guimarães - Ana Madalena Ribeiro (violino), Emanuel Salvador (violino), Emilia Goch Salvador (viola d’arco) e Jed Barahal (violoncelo) -, às 22h00 de sexta-feira, na praceta da Garagem Avenida, e com os Jovens Cantores de Guimarães a atuarem no Instituto de Design de Guimarães, a partir das 18h00 de sábado. O evento termina com a atuação dos Kaustika, a partir das 23h00 de sábado, num itinerário que abrange Museu Alberto Sampaio, Alameda de São Dâmaso, Largo do Toural, Rua da Rainha e Largo de Donães.

Já o concerto de abertura está marcado para as 22h00 de quinta-feira, com a Orquestra de Guimarães. Ao longo de 70 minutos, que abrem com a overture de “O barbeiro de Sevilha”, de Rossini, a formação vai percorrer obras de Joaquín Rodrigo, Luís de Freitas Branco, Amadeo Vives ou Gerónimo Giménez, tendo como maestro convidado Borja Quintas e como solista a harpista Ana Aroso.