28 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Bancada da JpG em Longos renuncia após exclusão de Coelho Lima

Redação
Política \ sexta-feira, fevereiro 09, 2024
© Direitos reservados
Face à ausência do até agora deputado das listas para as Legislativas, um dos membros eleitos para a Assembleia de Freguesia, João Guimarães Ribeiro, diz não ter motivação para continuar em funções.

Os três representantes da coligação Juntos por Guimarães (JpG), entre PSD e CDS-PP, na Assembleia de Freguesia de Longos renunciaram ao mandato para o qual foram eleitos nas Autárquicas de 2021. Um dos seus membros, João Guimarães Ribeiro, confirmou, em comunicado, a “decisão irreversível de renunciar”, extensível aos restantes membros. “Importa ainda salientar que esta decisão não é isolada, pois todos os membros da lista da Assembleia de Freguesia de Longos manifestaram igualmente a intenção de renunciar aos seus mandatos, motivados por sentimentos de desilusão semelhantes aos que me levaram a tomar esta decisão”, lê-se na nota.

João Guimarães Ribeiro assume não dispor nem de tempo, nem de motivação para um projeto no qual já não se reconhece, face à exclusão de André Coelho Lima das listas da Aliança Democrática (AD) às Legislativas de 10 de março. Para o membro que acaba de renuniciar ao mandato, o “tratamento dispensado” ao candidato da JpG à presidência da Câmara em 2013 e 2017 e ainda deputado na Assembleia da República entre 2019 e 2023 suscitou-lhe “profundas reflexões sobre os valores” que sempre considerou pilares no PSD.

“O afastamento de um quadro de inegável excelência, sem que fossem apresentadas justificações convincentes ou transparentes para tal decisão leva-me a questionar a adesão do partido aos princípios que sempre julguei defender”, escreveu, considerando as explicações de quem lidera o partido, conforme veiculadas pela comunicação social, insuficientes para dissipar as suas dúvidas.

João Guimarães Ribeiro vinca ainda que a decisão é tomada de “consciência tranquila”, por acreditar seguir “o caminho mais honesto e coerente” face aos valores que sempre pautaram a sua “conduta pessoal e política”. Em 2021, a JpG reuniu 32,28% dos votos para a Assembleia de Freguesia de Longos, tendo eleito três dos nove membros. O PS elegeu os restantes, ao vencer com 60%.

A lista da AD, que reúne o PSD, o CDS-PP e o PPM, conta com dois militantes de Guimarães em lugares elegíveis para a Assembleia da República na lista pelo círculo de Braga – Ricardo Araújo a número dois e Emídio Guerreiro a número cinco -, mas deixa de fora o cabeça de lista no sufrágio de 2022.