
Augusto Mendes apresenta programa eleitoral para as Caldas das Taipas
O candidato do Partido Socialista (PS) à Junta de Freguesia de Caldelas, Augusto Mendes, apresentou o seu programa eleitoral para as Caldas das Taipas, a 13 de setembro, com um conjunto de projetos imediatos, de continuidade e medidas setoriais que abrangem áreas como urbanismo, mobilidade, apoio social, ambiente, cultura e associativismo.
Entre os projetos imediatos, destacam-se a alteração na Rua Padre Silva Gonçalves, junto aos correios; a criação de 20 lugares de estacionamento junto ao Jardim Dr. Augusto Dias de Castro, nas Termas; o alargamento da via no topo da Alameda Rosas Guimarães; o alargamento do parque infantil do Parque de Lazer; a criação de uma bolsa de estacionamento junto aos Banhos Velhos; o reperfilamento da Rua da Lameira/Nossa Senhora de Fátima; o reperfilamento da Rua de Santa Marta, com colocação de inibidores de velocidade; a requalificação da zona de frescos da feira; a requalificação dos passeios e estacionamento da Avenida dos Bombeiros Voluntários; e a requalificação das ruas Padre Silva Gonçalves e Santa Maria.
Nos projetos de continuidade, estão incluídas a construção da rotunda da Rabata, a criação da paragem central de autocarros, a intervenção na Casa do Canto de Cima e a recuperação da Pensão Vilas.
No campo das medidas setoriais, o programa prevê a requalificação de espaços de lazer, nomeadamente o enriquecimento do Parque das Levadas; a criação de um campo de voleibol de praia na Praia Seca; a requalificação do Largo da Botica; e a colocação de relvado sintético no campo de futebol da Quintã.
Já na área da gestão de espaços verdes, o candidato propõe reforçar as competências da junta na manutenção, embelezamento e gestão de jardins, canteiros e outros espaços verdes. Para o cemitério, está prevista a criação de um módulo cinerário destinado à colocação de cinzas e ossadas.
No domínio do urbanismo, espaço público e mobilidade, destacam-se a implementação de uma "zona 30" na Rua Professor Manuel José Pereira; a alteração de trânsito que permitirá a viragem à esquerda no final da reta da Rabata para a Rua Nossa Senhora de Fátima; a colocação, em todas as entradas da vila, de sinalização de proibição de entrada de pesados no centro, exceto transportes públicos e cargas e descargas; a requalificação do trajeto pedonal entre os Banhos Velhos e o Parque de Campismo; e várias repavimentações até julho de 2026, incluindo as ruas do Surrego, de Santo António, do Carregar, Travessa dos Banhos Velhos e Travessa do Alvite. Está ainda prevista a criação de uma zona pedonal delimitada entre a rotunda da feira e a Avenida dos Combatentes (estrada do AvePark).
No eixo do apoio social e solidariedade, o programa contempla a implementação do "Vizinhos Solidários", a criação de uma bolsa de voluntários, o lançamento de um programa de segurança online, o reforço das atividades no Espaço de Convívio Sénior com a introdução da modalidade "walking football" e a criação do projeto "SaudávelMENTE", destinado a combater o estigma associado às doenças mentais.
No ambiente e sustentabilidade, o candidato propõe o alargamento da horta pedagógica, a dinamização da brigada verde com o envolvimento das associações da vila e a promoção de atividades de sensibilização ambiental.
Para o setor da educação, o programa inclui o acompanhamento das comunidades escolares na preparação das pausas letivas e a implementação do projeto "Caldas das Taipas - Eu Aprendo", em articulação com o Espaço de Convívio Sénior.
A cultura e juventude também são contempladas, com a criação de um programa cultural de inverno, a continuação e reforço da promoção de eventos nas praças da vila e a adoção da composição musical de José Francisco Gomes da Silva Paranhos, datada de 4 de setembro de 1940, como hino oficial de Caldas das Taipas.
Por fim, no associativismo e festas populares, está previsto o aumento em 50% dos apoios às associações, mediante dinamização de novas atividades; a reativação das tradicionais festas de S. João das Fontaínhas e de Santo Ovídio; a realização de um passeio anual da freguesia aberto a toda a população, gratuito para maiores de 65 anos; e a continuação dos passeios sociais.