19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

ATRAMA vence edição de 2017 da Mostra de Amadores de Teatro

Paulo Dumas
Cultura \ terça-feira, outubro 10, 2017
© Direitos reservados
Criação d'ATRAMA: "Loja de Trabalho para Profissionais do Espetáculo: Teatro" foi uma das seis apresentações de companhias de teatro do concelho de Guimarães.

A companhia ATRAMA, que foi uma das participantes na edição deste ano da Mostra de Amadores de Teatro, apresentou o trabalho vencedor no concurso. O espetáculo “Loja de Trabalho para Profissionais do Espectáculo: Teatro” venceu a mostra na qual participaram seis companhias do concelho de Guimarães.

A peça foi inicialmente apresentada no palco da Casa do Povo de Briteiros no passado dia 23 de setembro, tendo sido selecionada para a final, juntamente com mais dois trabalhos finalistas, que apresentaram os seus trabalhos durante o último fim de semana, no Centro Cultural Vila Flor.

A Mostra de Amadores de Teatro é uma iniciativa do Teatro Oficina, que surge com o propósito de promoção da prática dramatúrgica. Participaram na edição deste ano: a ARCAP, de Ponte, o TERB, a Astronauta, o CETE e a Companhia de Teatro Citânia.

"Loja de Trabalho para Profissionais do Espetáculo: Teatro" é uma encenação que entra pela essência do teatro, questionando uma série de fundamentos da arte de representação e na qual o público é convidado envolver-se. Esta é a segunda produção de ATRAMA que foi, neste caso, criada com o propósito de ser apresentada na Mostra de Amadores de Teatro.

A ATRAMA formou-se em Guimarães, a partir do entusiasmo de um grupo de amantes da arte de representar, para quem "o teatro é a segunda coisa mais importantes das suas vidas". O grupo tem ensaiado na vila de Caldas das Taipas e foi responsável pela criação da Ti-Berna, projeto com o qual animaram a Feira Afonsina, em Guimarães. Estrearam-se numa apresentação integrada nos 150 anos do escritor e dramaturgo Raul Brandão.