20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Associações: Em Briteiros trabalhou-se “em conjunto”: “coisas aconteceram”

Bruno José Ferreira
Freguesias \ terça-feira, maio 09, 2023
© Direitos reservados
Primeira edição do Dia das Associações “superou as expetativas” em Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia. Foi possível “juntar a comunidade” e já se pensa em melhorar para o ano.

No dia em que se celebrou a liberdade, 25 de abril, em Briteiros foi o Dia das Associações. A iniciativa realizou-se pela primeira vez na União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia e “o balanço superou todas as expetativas”, segundo o presidente da junta de freguesia, entidade promotora do evento que juntou as associações e movimentos da freguesia na Escola EB 1 de Serrado.

“Para se ter uma ideia, esgotou quase tudo em todas as barraquinhas das associações”, atira Diogo Costa, comprovando que realmente correu acima das expetativas. “Esperávamos que corresse bem, as pessoas iam gostar, mas não esperávamos que as pessoas aderissem tanto: esteve quase sempre casa cheia”, complementa.

Cada associação participou à sua maneira, o Grupo de Teatro Citânia fez uma exposição relativa a peças realizadas no passado, a petanca expôs os seus troféus, a associação de pais vendeu plantas. A Casa do Povo mostrou o que tem feito e os panos que tem para o futuro e as restantes associações venceram comidas e bebidas. Com a atuação do Grupo Folclórico a animar, enquanto se desenrolava a primeira edição, a certeza de que haverá próxima já se cogitava. “O pessoal já falava ia falando em fazer isto ou aquilo de forma diferente, por isso já está implícito que para o ano é para repetir, pensando no que se pode melhorar”, destaca o presidente da junta.

Nesta iniciativa participaram as seguintes associações: secção de Petanca do CRC Briteiros, a Citânia - Associação Juvenil, Escuteiros de Briteiros São Salvador, Comissão de Pais da Escola de Serrado, Associação de pais da Escola de Igreja, o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Briteiros, Escuteiros de Briteiros Santa Leocádia, Guias de Briteiros Santa Leocádia e a Casa do Povo de Briteiros; sendo que “o feedback foi muito positivo”.

“Ainda vamos reunir para perceber como correu, os pontos fortes e o que há a melhorar”, frisa Diogo Costa, realçando que o essencial foi conseguido, uma vez que o objetivo passava por juntar a comunidade e promover o tecido associativo da união de freguesias. “A ideia passava por tentar que tanto as associações, entre si, como as associações e as pessoas pudessem ter um momento de comunhão, fosse possível mostrar o que de melhor se faz e aproximar ainda mais as pessoas”, sustenta, vincando que foi possível trabalhar “todos trabalhar em conjunto”.

Para o ano há já um aspeto a melhorar: a divulgação. “Não conseguimos fazer grande divulgação, mas mesmo assim correu bem sem uma divulgação forte. É uma das coisas a melhorar para o ano”, conclui.