20 junho 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Associação Muralha promove visita ao tribunal e à Casa da Rua Nova

Redação
Cultura \ segunda-feira, abril 29, 2024
© Direitos reservados
Visita começa às 11h00 de sábado, começando pela casa requalificada por Fernando Távora e vencedora do Prémio Europa Nostra 1985, antes da passagem pelo Palácio da Justiça, inaugurado em 1960.

A associação Muralha vai prosseguir o roteiro pelo património arquitetónico do concelho de Guimarães no próximo sábado, 04 de maio, organizando uma visita pelos edifícios que acolhem instituições de justiça: a Casa da Rua Nova, símbolo da requalificação do centro histórico classificado como Património Mundial da UNESCO desde 2001 e sede da Delegação da Ordem dos Advogados de Guimarães, e o Palácio da Justiça, edifício inaugurado em 1960, que acolhe o Tribunal Judicial de Guimarães.

A Casa da Rua Nova é um imóvel do século XVII, distinto pelas cores preta e branca da fachada que representa o tipo de construção do muito do casario do centro histórico e foi galardoada com o Prémio Europa Nostra de 1985, na sequência do processo de requalificação coordenado por Fernando Távora.

Já o Palácio da Justiça, projetado por Luís Benavente, no mesmo sítio em que esteve a ser erguido o edifício dos Paços do Concelho desenhado por Marques da Silva, conta com painéis de azulejos do vimaranense António Lino.

A visita é gratuita, mas requer inscrição prévia.

Artigos relacionados