20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Associação AVE pelos caminhos da "Rota do Milénio"

Redação
Sociedade \ quinta-feira, novembro 14, 2019
© Direitos reservados
Caminhada rondará a freguesia de Cepães, no concelho de Fafe, num contacto direto com a típica paisagem do Minho.

A AVE - Associação Vimaranense para a Ecologia realizará no próximo dia 17 de Novembro, mais uma caminhada pela freguesia milenar de Cepães em Fafe. O trilho com o nome de Rota do Milénio, terá início e fim junto à capela de Nossa Senhora de Guadalupe.

Pelo caminho será possível atravessar um misto de paisagens rurais e montanhosas tipicamente minhotas. O trilho iniciar-se-à em direção a um apeadeiro que ainda mantém traços da antiga linha ferroviária.

O percurso, de aproximadamente 10 Km de distância e seis horas de caminhada, passará ainda por caminhos naturais até uma calçada românica que conduzirá ao alto da montanha para apreciarmos as serras que nos rodeiam (serras de Fafe, serra da Cabreira e montanha da Penha).

Já em sentido descendente, deixando o alto em direção à ponte do Cancelo sobre o rio Vizela, o trajeto seguirá pelo complexo turístico de Rilhadas, mina das Travessas e Ponte do Prego. A jornada terminará com a passagem pelo parque Rural de Cepães até à capela de Nossa Senhora de Guadalupe.

A saída de Guimarães está programada para as 9 horas de domingo, 17 de novembro, junto à entrada da Universidade do Minho ou, em alternativa, às 9h50, junto à no parque da igreja de S. Mamede, em Cepães. Todas as informações poderão ser encontradas na página web da associação.