20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Associação AVE organiza caminhada por terras de Penafiel de Bastuço

Redação
Sociedade \ sexta-feira, março 22, 2019
© Direitos reservados
O percurso está repleto de histórias e lendas guardadas pela população local, ao que se juntará a paisagem pontuada pelo verde da primavera.

A AVE - Associação Vimaranense para a Ecologia continua com o seu programa de caminhadas regulares pelo território vimaranense e pelo de concelhos vizinhos. Desta vez, o percurso será feito no município de Braga, um trilho na "Senda do Castelo de Penafiel de Bastuço".

A caminho faz-se partindo da freguesia de Passos (São Julião), no limite oeste do concelho de Braga. Trata-se de uma terra onde o povo guarda até aos dias de hoje lendas e histórias antigas, nomeadamente sobre uma fortaleza militar - o Castelo de Mouros.

Este trilho, feito sobretudo por caminhos agrícolas e florestais, cheio de lendas e histórias, permitirá aos caminhantes conhecer a cada passo o local de um dos mais de vinte castelos que existiam nos séc. XI a XIV entre Minho e Douro.

O local deste castelo está envolvido por paisagens tipicamente minhotas, sendo possível apreciar varias espécies de macieiras minhotas em fase de plantação.

A dificuldade deste percurso é media (grau 3 numa escala 0 a 5), com 10,2 km, duas subidas com um desnível positivo de 480m, o piso com caminhos rurais alguma lama e caminhos florestais.

O ponto de encontro está marcado para as 8h30, em frente à entrada da Universidade do Minho, em Azurém, ou então às 9h30 no local da partida da caminhada junto à Igreja Paroquial de São Julião de Passos.

Os participantes nesta atividade deverão ler cuidadosamente as recomendações da organização, na página do evento no site da AVE.