28 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Assembleia de Freguesia de Cadelas convocada para reunião extraordinária

Paulo Dumas
Freguesias \ quinta-feira, janeiro 31, 2019
© Direitos reservados
A Assembleia de Freguesia de Caldelas irá reunir pela primeira vez no ano de 2019, para uma reunião de caráter extraordinário. A sessão terá lugar no salão nobre das instalações da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas, com o início dos trabalhos agendado para as 21 horas.

A convocatória é composta por cinco pontos, onde se inclui a votação de dois novos regulamentos. Os restantes pontos serão dedicados à discussão de propostas relativas à celebração de protocolos entre a Junta de Freguesia de Caldelas e outras entidades.

Um dos pontos da ordem de trabalhos refere-se à discussão da proposta de regulamento para o funcionamento do parque de lazer de Caldas das Taipas.

Este regulamento decorre de uma delegação de competências por parte da Câmara Municipal de Guimarães na Junta de Freguesia para a gestão daquele espaço. De acordo com o preâmbulo do texto do regulamento, este documento surge com o objetivo de disciplinar a utilização do espaço e garantir a boa qualidade da fruição do mesmo.

Ainda e este propósito, na mesma reunião, será discutida a proposta de celebração de um protocolo com a Taipas Turitermas para a manutenção do parque de lazer. À cooperativa municipal será transferida uma verba anual para a gestão do parque. Entre as tarefas, a Taipas Turitermas ficará obrigada a planos de limpeza do espaço.

Outro regulamento que sobe à Assembleia, sob proposta do executivo, respeita à política colaborativa de gestão de espaços ajardinados que a Junta de Freguesia quer implementar. A Câmara Municipal de Guimarães delegou na Junta a gestão dos espaços verdes da vila e o projeto "Taipas a Florir" pretende "envolver a comunidade neste objetivo comum de conservação, manutenção e limpeza dos espaços verdes".

Ainda nesta sessão será aprovado o protocolo com o Agrupamento de Escolas das Taipas para manutenção dos equipamentos escolares dos primeiros ciclos e ainda o protocolo de delegação de competências na Junta de Freguesia para gestão e manutenção do parque de lazer.