09 maio 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

AR recebe reitor da Universidade das Nações Unidas e diretora de Guimarães

Redação
Política \ terça-feira, outubro 03, 2023
© Direitos reservados
Audição realiza-se a 18 de outubro, após requerimento submetido por 14 deputados do PSD, entre os quais André Coelho Lima, que considera “incompreensível o desconhecimento nacional” sobre o tema.

O reitor da Universidade das Nações Unidas (UNU), Tshilidzi Marwala, e a diretora da unidade sediada em Guimarães para a governação eletrónica (UNU-eGOV), Delfina Soares, vão ser ouvidos na Assembleia da República (AR), através da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, em 18 de outubro.

A audição foi marcada na sequência de um requerimento apresentado ao presidente da respetiva comissão, Sérgio Sousa Pinto, pelo deputado vimaranense André Coelho Lima e subscrito por outros 13 membros do Grupo Parlamentar do PSD. A data enquadra-se na viagem do reitor da UNU a Portugal, entre 16 e 18 de outubro, que prevê a visita à UNU-EGOV, em Couros, Guimarães, e a realização de encontros com representantes do Governo português.

Para o deputado social-democrata, a iniciativa permite aos deputados da AR, em particular os da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, terem “um contacto mais direto e informado acerca do potencial da unidade e da sua enorme importância estratégia para Portugal”. “A UNU-EGOV não é importante para Guimarães, ela é importante para Portugal. E isso não pode ser menos evidente apenas por estar sediada a 350 quilómetros da capital”, vinca André Coelho Lima, lamentando “o evidente e incompreensível desconhecimento nacional da existência e importância” daquela unidade.

Em 17 de março, a AR aprovou o acordo suplementar ao Acordo entre a República Portuguesa e a Universidade das Nações Unidas que permite a manutenção da UNU-eGOV em Guimarães, mediante um financiamento de 4,7 milhões de euros. Esse acordo suplementar foi assinado em Lisboa, em 26 de julho de 2021, já depois de o presidente da AR, Augusto Santos Silva, ter visitado a unidade operacional, no Centro Avançado da Formação Pós-Graduada, na antiga fábrica têxtil Freitas & Fernandes.

Sediada em Tóquio, no Japão, a Universidade das Nações Unidas coordena 13 unidades operacionais, 11 delas consideradas institutos – só a UNU-eGov, em Guimarães, e a unidade operacional de Soluções Inovadoras para Desafios Políticos, em Nova Iorque, não o são. A diretora da unidade de Guimarães, Delfina Soares, já expressou o desejo de ver a unidade elevada a instituto.

 

Atualização às 17h56: O requerimento foi apresentado por André Coelho Lima e subscrito por outros 13 deputados do PSD.