26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Apesar da pandemia, S. Pedro vai ser lembrado na vila das Taipas

Redação
Freguesias \ quinta-feira, junho 18, 2020
© Direitos reservados
Numa altura em que o característico “cheiro das tílias” começa a intensificar-se na vila das Taipas, não há por cá, quem não se lembre das festas de S. Pedro que, este ano, serão assinaladas de forma minimalista.

A Comissão de Festas Dar Vila à Vila, entidade responsável pela organização das Festas da Vila e S. Pedro, já há muito havia anunciado o cancelamento dos festejos para 2020. Contudo, levantadas algumas restrições nos últimos tempos, levou os responsáveis a ponderar assinalar a data, de forma minimalista, é certo, mas que não deixe apagar uma data que muito diz, estamos certos, à esmagadora maioria dos taipenses.

Neste caso, serão duas as datas a assinalar. Já esta sexta-feira, 19 de junho, celebra-se o 80º aniversário da elevação de Caldas das Taipas à categoria de Vila, altura em que se acenderão os arruados que simbolicamente estão a ser colocados na Avenida da República e na Avenida Trajano Augusto, que liga o centro da vila, à Igreja Matriz.

Luís Soares, presidente da Junta de Caldelas, considera esta, uma forma de, “apesar de tudo, manter viva a tradição desde o dia 19, dia da Vila, ao dia 29, dia de São Pedro”.

Já David Silva, presidente da Comissão de Festas Dar Vida à Vila, refere estarem tristes por este ano não se poder dar continuidade às festividades e que a decisão de cancelar as festas foi tomada atempadamente de encontro à “responsabilidade que temos, todos, de colaborar para melhorar a situação epidemiológica do país”.

Apesar de todas as limitações ainda existente relativas a grandes aglomerações de pessoas e à proibição da realização de festas populares, a Comissão de Festas Dar Vida à Vila dá conta, em nota distribuída à imprensa, que o “Município de Guimarães autorizou o pedido da Comissão de Festas para a instalação de algumas roulottes de farturas, que habitualmente por estes dias, trazem os sabores e cheiros de romaria às Caldas das Taipas. Sendo a venda ambulante permitida, cada unidade autorizada terá de cumprir com as recomendações da Direção Geral de Saúde para a área da restauração, sendo vedada a instalação de esplanadas e o serviço efetuado apenas para take-away”.

Mais adiantam que “tendo ainda em conta a proibição de realização de procissões, a Comissão de Festas assegurará a transmissão online de três eucaristias de São Pedro agendadas para Domingo dia 28 de junho às 12h00, Segunda-feira dia 29 de junho 09h00 e às 19h00, numa parceria com a Paróquia de Caldas das Taipas e com o Jornal Reflexo”.