26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

APA vai estudar e propor intervenções na Ribeira da Couros e Rio Selho

Paulo Dumas
Sociedade \ quarta-feira, dezembro 05, 2018
© Direitos reservados
Entidade irá conhecer estas duas linhas de água do concelho de Guimarães e irá produzir um conjunto de medidas para solucionar os entraves à reposição dos equilíbrios ecológicos. Domingos Bragança censurou os "infratores" que impedem a recuperação das linhas de água.

A Câmara Municipal de Guimarães celebrou um contrato interadministrativo com a Agência Portuguesa do Ambiente para a elaboração de estudos que produzam medidas de prevenção e proteção das margens e do leito da Ribeira da Couros e Rio Selho.

O documento foi assinado na segunda-feira, 3 de dezembro, entre o presidente da autarquia de Guimarães, Domingos Bragança, e o vice-presidente da APA, José Carlos Pimenta Machado e tem o objetivo de conhecer melhor estes dois cursos de água que integram a bacia do Rio Ave e desenvolver soluções de engenharia natural para intervenções de prevenção.

Os estudos que serão elaborados pela APA, entidade que assumirá o custo deste trabalho, deverão caracterizar as fontes poluidoras, identificar os obstáculos e conhecer os problemas existentes na reconversão do equilíbrio ecológico destes cursos de água que atravessam a cidade de Guimarães.

A Ribeira da Costa também conhecido como Ribeira de Couros resulta das linhas de água que descem a encosta da Penha. Na veiga de Creixomil encontra-se com o Rio Selho que provem do território a nordeste do concelho, desde Santo Tirso e encontra o Rio Ave no limite das freguesias de Gondar e Serzedelo e no limite do concelho de Guimarães.