APA vai estudar e propor intervenções na Ribeira da Couros e Rio Selho
A Câmara Municipal de Guimarães celebrou um contrato interadministrativo com a Agência Portuguesa do Ambiente para a elaboração de estudos que produzam medidas de prevenção e proteção das margens e do leito da Ribeira da Couros e Rio Selho.
O documento foi assinado na segunda-feira, 3 de dezembro, entre o presidente da autarquia de Guimarães, Domingos Bragança, e o vice-presidente da APA, José Carlos Pimenta Machado e tem o objetivo de conhecer melhor estes dois cursos de água que integram a bacia do Rio Ave e desenvolver soluções de engenharia natural para intervenções de prevenção.
Os estudos que serão elaborados pela APA, entidade que assumirá o custo deste trabalho, deverão caracterizar as fontes poluidoras, identificar os obstáculos e conhecer os problemas existentes na reconversão do equilíbrio ecológico destes cursos de água que atravessam a cidade de Guimarães.
A Ribeira da Costa também conhecido como Ribeira de Couros resulta das linhas de água que descem a encosta da Penha. Na veiga de Creixomil encontra-se com o Rio Selho que provem do território a nordeste do concelho, desde Santo Tirso e encontra o Rio Ave no limite das freguesias de Gondar e Serzedelo e no limite do concelho de Guimarães.