26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Alterações na prática das vindimas será tema da sessão "Café com Ambiente"

Redação
Sociedade \ quarta-feira, novembro 06, 2019
© Direitos reservados
O que mudou na prática da cultura da vinha nos últimos anos, devidos às transformações introduzidas pelas alterações climáticas ou pela modificação das propriedades dos solos será o tema de conversa no Laboratório da Paisagem.

A série de encontros informais "Café com Ambiente", que aborda temas ligados ao ambiente, terá uma nova edição dia 8 de novembro, pelas 17 horas. O tema de conversa serão as vindimas e o que se alterou nesta prática nas últimas décadas. O "Café com Ambiente" decorrerá no anfiteatro do Laboratório da Paisagem e será de participação livre

No painel estarão os convidados Sequeira Braga, da Adega Cooperativa de Guimarães, Artur Castro, da Cooperativa Agricola de Guimarães e Tiago Oliveira, da Casa de Sezim. Em análise estarão os novos desafios da prática vinhateira, tendo em conta as alterações climáticas, a degradação dos solos, as exigências nacionais e europeias de produções cada vez mais sustentáveis e biológicas.

O "Café com Ambiente: "Vindimas, o que mudou?" contará ainda com uma exposição fotográfica a preto e branco das memórias das práticas das vindimas, uma mostra de vinhos de produção vimaranense e um momento simbólico de prova de vinhos aos participantes.