26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Água do rio Ave analisada e monitorizada no Parque de Lazer da Praia Seca

Redação
Sociedade \ terça-feira, junho 09, 2020
© Direitos reservados
A Junta de Freguesia de Caldelas está a trabalhar num plano de monitorização da qualidade da água no Parque de Lazer da Praia Seca, que permitirá criar um histórico de parâmetros biológicos e químicos da água.

Esta medida insere-se num plano mais abrangente por parte do município, que prevê a monitorização em tempo real da qualidade da água, sendo que no caso das Taipas e do Parque de Lazer da Praia Seca trata-se de uma condição para candidatar a Praia Seca a praia fluvial no próximo ano.

Esta candidatura está a ser trabalhada pela Junta de Freguesia de Caldelas juntamente com outras instituições, nomeadamente a Câmara Municipal de Guimarães, a Vimágua e o Laboratório da Paisagem.

Ao mesmo tempo, num trabalho de sensibilização em conjunto com a Brigada Verde, será feita a pintura no lancil de passeios de zonas estratégicas das Taipas com frases tais como “O Rio Ave começa aqui” ou “Tudo o que cai no chão, vai parar ao rio Ave”.

A junta de freguesia relembra ainda que a GNR tem uma linha para que todos os cidadãos possam denunciar situações à margem da lei, nomeadamente descargas poluentes (808 200 520), assim como a Vimágua dispõe de uma linha gratuita para o mesmo efeito (800 910 410).