Água a jorrar de uma tampa preocupa moradores da rua da Quintã
Os moradores da rua da Quintã, na zona da Pedreira já na confluência com Sande São Martinho, têm demonstrado preocupação com o levantamento de uma tampa na via pública, “há já mais de dois meses”, que continuamente tem expelido água para o exterior. As autoridades já foram alertadas para esta situação, mas a realidade é que a mesma ainda não foi solucionada, causando transtorno no que diz respeito circulação, mas também pela água constante a correr pela rua.
“Da primeira vez que começou a sair água, como tinha terra e lama junto nem percebemos muito bem de onde era. Ligámos para a Vimágua a dar conta da situação, perguntaram se a água cheirava mal ou se era limpa”, expõe Jorge Cardoso ao Reflexo. “Nesse mesmo dia vieram cá, a Vimágua, viram de onde era, mas não fizeram nada”. Dá lá para cá os moradores têm-se desenvolvido em esforços, mas ainda sem efeito.
Para além da Vimágua – Empresa de Água e Saneamento de Vizela, também elementos da Junta de Freguesia de Caldelas estiveram no local, segundo os moradores. “Da segunda vez que cá veio, a Vimágua tirou a tampa e colocou fitas no local a sinalizar”, relata Jorge Cardoso. “Ninguém nos disse nada”, complementa o morador.
A situação, que se verifica no cruzamento da rua da Quintã com a rua Quintã de Cima era, de certa forma, já expectável face à quantidade de água existente nesta zona, considera o morador. “A quantidade de água aqui na rua já é muita, há muito tempo. Se calhar era um problema que se vinha a agravar, mas até agora não se via a água a sair. Agora começou a sair água e, mesmo com o calor que já se fez sentir, não para de sair”. Indica Jorge Cardoso que estamos perante uma zona que tinha “várias poças antigas”, que acabaram por ser “entubadas e numa das tampas sai a água”. O taipense teme que seja um problema de resolução complexa que envolva o entubar da água e o saneamento.
Contactada pelo nosso jornal, a Junta de Freguesia de Caldelas refere que esta situação foi “sinalizada” pelo executivo, pelo que foi feito o alerta para a Vimágua, entidade com competências nesta matéria. A Junta já por duas ocasiões solicitou a intervenção da empresa de água e saneamento, frisa a Junta. Também contactada pelo Reflexo, a Vimágua respondeu que "a água que surge na Rua da Quintã, freguesia de Caldelas, não tem origem, em infraestruturas da responsabilidade da Vimágua, tendo essa informação sido prestada, oportunamente, à Junta de Freguesia de Caldelas".