28 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Agrupamento de Escolas das Taipas escolhe representantes do Concurso Nacional de Leitura

Manuel António Silva
Sociedade \ quarta-feira, dezembro 11, 2019
© Direitos reservados
Realiza-se esta quinta-feira, no novo auditório da Escola Básica das Taipas, a final da 1ª Fase do Concurso Nacional de Leitura, que apurará dois alunos de cada ciclo de ensino, para participar na fase concelhia.

A iniciativa, aberta a toda a comunidade, tem início agendado para as 21 horas e será composta por uma prova de leitura expressiva seguida de uma questão de resposta oral, sobre a escolha do excerto das obras que estão a ser trabalhadas nesta fase do concurso. Posteriormente, aos momentos de leitura, o evento terá uma segunda parte constituída por uma prova de improviso, na qual cada concorrente terá que criar uma narrativa com a duração de dois minutos, a partir de uma palavra sorteada.

Em concurso estarão vinte alunos em representação dos três ciclos de ensino do Agrupamento de Escolas das Taipas. O resultado desta final da 1ª Fase vai apurar 2 alunos de cada ciclo de ensino para a fase concelhia.

O Concurso Nacional de Leitura vai para a sua 14ª edição e é promovido pela coordenação do Plano Nacional de Leitura, pela Rede de Bibliotecas Escolares em parceria com a RTP, a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e o Instituto Camões.

Depois desta 1ª fase, a nível de escola, realiza-se em fevereiro a fase concelhia. Para o mês de abril está agendada a fase intermunicipal e, finalmente, a fase nacional, com cobertura televisiva da RTP, vai acontecer a seis de junho, em Oeiras.