28 novembro 2022 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

ACANAC 2022: meia centena de escuteiros das Taipas vão a Idanha-a-Nova

Bruno José Ferreira
Sociedade \ quinta-feira, julho 28, 2022
© Direitos reservados
18500 escuteiros de todo o país reúnem no XXIV Acampamento Nacional de Escuteiros sob o lema “Construtores do amanhã”.

Na próxima semana volta a repetir-se o maior evento escutista do país com a realização da XXIV edição do ACANAC, o Acampamento Nacional de Escuteiros, que vai reunir cerca de 18500 escuteiros de todo o país em Idanha-a-Nova.

O Agrupamento 666, de Caldas das Taipas, marcará presença neste evento com meia centena de elementos. “Contaremos com um bom contingente no pós-pandemia, conseguimos levar um bom número, mesmo vários agrupamentos vizinhos não participando. Fizemos um esforço financeiro e logístico para organizar o evento e poder participar”, refere ao Reflexo Leandro Mendes, chefe do agrupamento.

Participarão neste evento 615 escuteiros vimaranenses, de 32 agrupamentos, quatro dos quais do norte do concelho. Para alem das Taipas também Santa Eufémia de Prazins estará representada por 29 elementos, assim como Ponte com 25 elementos e Sande São Martinho com quinze elementos.

“Em campo, os jovens terão de desempenhar uma série de tarefas, preparadas e planeadas por eles próprios. Irão construir o seu alojamento para esses dias, irão cozinhar, limpar e manter as instalações, participar em inúmeras atividades propostas pela equipa de organização, que passam por caminhadas, jogos, ateliers, tudo isto visando potenciar o seu crescimento em todos os aspetos do seu desenvolvimento individual: físico, afetivo, de carácter, espiritual, intelectual e social”, dá conta o Corpo Nacional de Escutas.

O ACANAC 2022 inicia-se na próxima segunda-feira, dia 1 de agosto, prolongando-se por sete dias, sendo que serão montadas cerca de 3500 tendas e serão servidas 333 mil refeições. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, estará presente na inauguração.