Abertura da Vila Natal a 13 de dezembro
Na sala multiusos do antigo Mercado das Taipas, foi Elisa Machado que, em representação da Comissão de Festas Dar Vida à Vila, fez um breve historial da iniciativa, que teve o seu início em 2017, bem como, um resumo das atividades a levar a cabo na edição deste ano, deixando um apelo à participação de toda a comunidade e agradecendo todos os apoios recebidos para colocar em marcha a Vila Natal.
Augusto Mendes, presidente da Junta de Freguesia de Caldelas recordou as dificuldades sentidas na realização deste evento, nomeadamente na altura da pandemia Covid19 e das obras do centro cívico, que obrigou a deslocar a iniciativa para o polidesportivo que continuará a ser alternativa “em último recurso”, como em situações de mau tempo. À parte isso, Augusto Mendes reforça a importância da Vila Natal se realizar no centro da vila, “junto dos comerciantes, junto das pessoas”.
Em representação da Câmara Municipal de Guimarães, esteve Constantino Veiga que começou por dar nota da sua sensibilidade aos apelos e pedidos “para que a Vila Natal tenha maior profundidade e o sucesso que todos esperamos. É um evento que precisa de dinâmicas maiores, que terão de passar, fundamentalmente, pela inclusão do comércio local” e de outros mecenas que possam, de alguma forma, ajudar a que o evento tenha maior profundidade”, referiu. O vereador do Urbanismo aludiu ainda ao facto de estarem a trabalhar com um orçamento realizado no exercício anterior, admitindo que num próximo orçamento, poderão ficar previstos os anseios da Junta de Freguesia e da Comissão de Festas Dar Vida à Vila para que “se possa chegar com mais calor a todas as freguesias. Naturalmente que irei fazer a parte que me toca e naturalmente que irei puxar a brasa para a nossa sardinha””.
Relativamente ao programa da edição 2025 da Vila Natal, terá como momentos maiores, a cerimónia de abertura (dia 13 – 10h), o Bolo Rei gigante (dia 14 – 15h) e a Grande Parada de Natal (dia 21 15h). Nota ainda para o concerto de Natal, pela Banda Musical de Caldas das Taipas (dia 21 (18h).
De resto, a animação será direcionada sobretudo para as crianças, com a Casa do Pai Natal, horas de conto, ateliers infantis, entre muitas outras atividades distribuídas pelos dois fins de semana.
Pode consultar e guardar o programa completo aqui.