Caldas das Taipas reconhecida como eco-freguesia pela terceira vez
A Junta de Freguesia de Caldelas vai receber, pela terceira vez consecutiva, a 13 de julho, a bandeira verde da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), distinção que comprova o estatuto de eco-freguesia.
“A ABAE atribuiu à vila de Caldas das Taipas a pontuação de 96%, a melhor das últimas candidaturas. Esta é uma recompensa das boas práticas nos domínios social, económico e ambiental desenvolvidas pelas inúmeras instituições da Junta de Freguesia de Caldelas”, lê-se no comunicado da autarquia divulgado nesta quarta-feira.
Os 96% perfazem uma melhoria face à edição de 2018/19, em que Caldas das Taipas obteve a melhor classificação entre todas as freguesias (87%), e à de 2020/21, em que o índice de 94,28% foi o terceiro mais elevado a nível nacional.
Caldelas é assim uma das 129 autarquias reconhecidas como eco-freguesia entre as 178 que se candidataram à quarta edição da iniciativa. A cerimónia de entrega das bandeiras verdes decorre em Miranda do Corvo, município do distrito de Coimbra.
A pontuação total de cada freguesia é a soma das pontuações atribuídas a 10 indicadores de avaliação: mobilização, capacitação e educação para a sustentabilidade (máximo de 12,5 pontos), gestão ambiental, energia, água e resíduos (15 pontos), mobilidade e transportes (7,5 pontos), espaços públicos, espaços verdes e equipamentos (12,5 pontos), biodiversidade, geodiversidade e agricultura sustentável (10 pontos), informação e participação pública (10 pontos), serviços de proximidade (7,5 pontos), desenvolvimento sociocultural, saúde e bem-estar (10 pontos), emprego, empreendedorismo e economia local (10 pontos) e estratégia de sustentabilidade (cinco pontos).