19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

A escola é o tiro de partida da atividade física. As metas passaram na ESCT

Redação
Desporto \ quarta-feira, abril 06, 2022
© Direitos reservados
O Dia Mundial da Atividade Física é esta quarta. Na Secundária das Taipas, atores políticos e da esfera educativa mostraram "os projetos de boas práticas" em Guimarães.

A reflexão sobre o papel da Educação Física nos vários níveis de ensino esteve em discussão no Seminário que decorreu esta quarta-feira, 6 de abril, na Escola Secundária de Caldas das Taipas, a assinalar o Dia Mundial da Atividade Física.

Na sessão de abertura, o Vereador do Desporto da Câmara de Guimarães, Nelson Felgueiras, apontou que estes momentos “são fundamentais para a avaliação dos projetos que estamos a desenvolver” assim como “definir uma estratégia conjunta para melhorar o que for necessário para o futuro”. Nelson Felgueiras vincou que a maioria das crianças tem o primeiro contacto com a atividade física nas escolas e daí a oportunidade de debater o papel da Educação Física no Ensino.

Esta iniciativa foi promovida pela Tempo Livre, através do Centro de Estudos do Desporto, no sentido de encontrar soluções para a contrariar a tendência crescente de sedentarismo da sociedade e de iliteracia motora das crianças e jovens.

O Presidente da Tempo Livre, Amadeu Portilha, destacou alguns dos projetos em curso na interação com a comunidade, como o exemplo do projeto “Miúdos Ativos”, direcionado para as crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos que frequentam IPSS ou Jardins de Infância, a fim de dar resposta a algumas necessidades identificadas pelas próprias instituições. A sessão de abertura contou ainda com as presenças do Diretor da Escola Secundária de Caldas das Taipas, Celso Lima, da Vereadora da Educação, Adelina Pinto e do Presidente da Junta de Freguesia de Caldas das Taipas, Luís Soares.

O Dia Mundial da Atividade Física celebra-se neste dia 6 de abril, com o propósito de promover a atividade física bem como realçar os benefícios da sua realização regular. Esta é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa promover a luta contra o sedentarismo, apontado como um dos principais fatores de risco de morte, em todo o mundo.